Salada Verde

Coprodutos da bioenergia

Publicação mostra que resíduos das cadeiras do etanol, biodiesel e carvão podem se transformar em matérias-primas.

Salada Verde ·
16 de dezembro de 2009 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Lançado há poucos dias, o livro Coprodutos da Cadeia Produtiva da Bioenergia em Minas Gerais reúne experiências coletadas pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sebrae e institutos Euvaldo Lodi e Pró-Cittá, ligadas ao aproveitamento de resíduos gerados pelo uso crescente de biocombustíveis. Os projetos transformam materiais antes descartados em coprodutos das cadeias do etanol, biodiesel, biogás e carvão vegetal. O estudo também aponta gargalos no setor energético mineiro, trazendo dados para a definição de políticas de investimentos.

Diretor-superintendente do Sebrae em Minas Gerais, Afonso Maria Rocha disse que “no entorno de grandes usinas de álcool e de açúcar existe um universo para a criação de micro e pequenas empresas que podem integrar a cadeia produtiva”.

Exemplos de coprodutos

Biodiesel – para cada mil litros de biodiesel produzidos são gerados, aproximadamente, 86,5 quilos de glicerina, que é matéria-prima para fabricação de aditivos, lubrificantes e resinas.

Etanol – para cada mil litros de etanol de caldo de cana são gerados cerca de 13 mil litros de vinhaça e 4.200 quilos de bagaço. A vinhaça é usada para fertirrigação, mas pode ser tratada para produção de energia e fertilizante líquido. O bagaço excedente pode ser aproveitado para produção de energia.

Biogás – é possível usar o biogás gerado nas estações de tratamento de esgoto e aterros sanitários para geração de energia. O esterco de animais também pode ser utilizado para produzir biogás e fertilizante de excelente qualidade.

Carvão vegetal – o líquido pirolenhoso gerado no processo de transformação da madeira em carvão pode ser usado como fertilizante, entre várias aplicações.

Leia também

Notícias
2 de maio de 2024

Chuvas no RS – Mudanças climáticas acentuam eventos extremos no sul do país

Cheias batem recordes históricos e Rio Grande do Sul entra em estado de calamidade. Mais de 140 municípios foram atingidos e barragem se rompeu na serra

Notícias
2 de maio de 2024

Estudo sobre impacto das alterações no clima em aves pode ajudar espécies na crise atual

Alterações climáticas reduziram diversidade genética de pássaros na Amazônia nos últimos 400 mil anos, mas algumas espécies apresentaram resistência à mudança

Reportagens
2 de maio de 2024

Sem manejo adequado, Cerrado se descaracteriza e área fica menos resiliente às mudanças no clima

Estudo conduzido ao longo de 14 anos mostra que a transformação da vegetação típica da savana em ‘cerradão’ – uma formação florestal pobre em biodiversidade – ocorre de forma rápida; mata fica menos resistente a secas e queimadas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.