Salada Verde

Sobrepesca ameaça espécies

Pesca excessiva pode acabar com raia européia. No Brasil, fenômeno poderia ser contido com medidas para limitar a atividade pesqueira.

Salada Verde ·
20 de novembro de 2009 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Raias não costumam ser as queridinhas do público quando se fala em espécies ameaçadas. Até seus primos tubarões são mais populares. A raia Dipturus intermedia da costa européia é considerada a espécie marinha em situação mais precária, e pode se tornar a primeira espécie extinta pela pesca comercial. Seu declínio foi mascarado pela confusão com uma espécie menor, sendo ambas unidas nas estastísticas pesqueiras antes que se percebesse que se tratava de duas espécies diferentes. No Brasil, por exemplo, pesca em áreas de reprodução e crescimento, no Rio Grande do Sul, ameaça eliminar espécies como o viola Rhinobatos horkelii e os cações-anjo Squatina guggenhein e S. occulta. Apesar da situação séria, a implementação de medidas de proteção a tubarões e raias no Brasil, como áreas de exclusão de pesca, ainda se arrasta.

Leia também

Salada Verde
29 de abril de 2024

Funbio abre edital de 2 milhões de reais para projetos de Manejo Integrado do Fogo

Edital irá apoiar projetos de apoio a ações de manejo integrado do fogo no interior e entorno de unidades de conservação na Caatinga, Pampa e Pantanal

Notícias
29 de abril de 2024

Tribunal de Justiça de MT derruba Parque Estadual Cristalino II (mais uma vez)

Decisão determina nulidade do decreto de criação do parque, uma das mais importantes UCs da Amazônia matogrossense, e abre precedente perigoso para áreas protegidas no estado

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.