Salada Verde

Vôo noturno do avião solar

Aeronave desenvolvida na Suíça deve realizar este mês seu primeiro vôo durante a noite. Meta é volta ao mundo, carregando um piloto.

Salada Verde ·
23 de junho de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Dia 26 será apresentado na Suíça um modelo de avião movido à energia solar. O projeto é desenvolvido desde 2003, e testes rigorosos foram realizados nos últimos três anos. Mas agora, a empreitada é diferente. Chamado de Solar Impulse, terá um enorme e novo desafio nos próximos dias: realizar seu primeiro vôo noturno, mantido pelas baterias.

Para o ano que vem, estão previstas viagens cruzando os Estados Unidos e depois o Oceano Atlântico e, em maio de 2011, deve acontecer uma volta ao mundo tripulada, com escalas em todos os continentes.

O modelo tem 80 metros de ponta à ponta das asas, perfazendo uma grande área para captação de energia. O projeto é encabeçado pelo balonista Bertrand Piccard e financiado em parte por empresas como Solvay, Omega, Deutsche Bank e Altran. Também há parceria técnica da Agência Espacial Européia e da Dassault.

Mais informações aqui.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.