Salada Verde

Da pressa no licenciamento de Jirau

Justiça Federal suspendeu a licença emitida por Carlos Minc e companhia para a usina no Rio Madeira (RO). Governo tem prazo para derrubar medidas contrárias ao empreendimento.

Salada Verde ·
24 de novembro de 2008 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O governo federal não precisava ter emitido a licença prévia para a Usina de Jirau nesta altura de 2008. Havia prazo, pelo menos até abril do ano que chega, para iniciar a polêmica obra. Mas esse movimento se justifica pela necessidade de sinalizar a investidores que o Brasil vai bem, mesmo com a crise econômica global, e, mais importante, dá tempo à Advocacia Geral da União para derrubar medidas contrárias ao empreendimento, um dos maiores do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Pimba! A Justiça Federal em Rondônia cassou a licença parcial que o Ibama emitiu para o consórcio Enersus, no último dia 19. Conforme o juiz Élcio Arruda, há multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento da decisão. Começou a batalha judicial.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.