Reportagens

Ana Luiza da Riva: “Conexão com Natureza passa pelo direito de usufruir parques”

Diretora do Instituto Semeia, fala sobre o objetivo de aproximar governos de empresas e ONGs para melhorar a gestão dos parques.

Uanilla Pivetta · Marcio Isensee e Sá ·
27 de setembro de 2015 · 6 anos atrás
na entrevista, Ana Luiza da Riva apresentou o projeto #Unidos Cuidamos.
Durante a entrevista, Ana Luiza da Riva apresentou o projeto #Unidos Cuidamos.

“O foco do Semeia é bastante específico, são nossos parques nacionais, estaduais e municipais e o modelo de gestão ligado a esses parques”, conta Ana Luiza da Riva, diretor-executiva do Instituto Semeia. Ela ressalta que as áreas protegidas brasileiras são largamente desconhecidas pela população. Mesmo lugares como a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, poucos sabem, fica dentro do Parque Nacional da Tijuca. Junto com os parques nacionais do Iguaçu e Fernando de Noronha, concentra quase toda a visitação dos mais de 70 parques nacionais do Brasil. “A conexão das pessoas com a Natureza passa pelo direito de experimentar esses espaços, ter a possibilidade de usufruir desses espaços, é o que vai fazer despertar o interesse de conhecer mais, e aí, quem sabe, o brasileiro passe a ter uma conexão com a causa.

O Semeia faz parte da Coalização Pró-UCs, um esforço conjunto que reúne sete organizações da sociedade civil na defesa e divulgação das áreas protegidas brasileiras e que, durante o VIII CBUC, lançou a campanha “Unidos, cuidamos”.

Confira a entrevista no vídeo abaixo.

 

 

E não perca
Fernando Meirelles: “Cientistas são precisos e confiáveis, mas falam para eles mesmos”
Nada mais prático do que uma boa teoria, uma conversa de Fernando Fernandez, Claudio Padua e Ernesto Viveiros
Maria Teresa Jorge Pádua: “É possível fazer plano de manejo em um mês”

 

 

 

Leia também

Reportagens
23 de setembro de 2015

Maria Tereza Jorge Pádua: “É possível fazer plano de manejo em um mês”

Ela conta o processo que levou a lei do SNUC, mas critica a burocracia que dificulta a gestão e criou excesso de categorias de áreas protegidas.

Reportagens
27 de setembro de 2015

Nada mais prático do que uma boa teoria

Fernando Fernandez, Claudio Padua e Ernesto Castro debatem a interação entre produção acadêmica e administração de uma unidade de conservação.

Notícias
21 de junho de 2021

Estado do Rio reconhece sua 100ª reserva particular

A marca da centésima Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) foi alcançada na última semana. Reservas correspondem a mais de 8.400 hectares protegidos no estado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta