Salada Verde

Estado do Pará lança campanha de combate ao desmatamento

Objetivo é sensibilizar produtor para a importância da regularização ambiental. Campanha é a primeira feita por um estado na Amazônia.

Redação ((o))eco ·
21 de maio de 2013 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O governador Simão Jatene (acima) durante lançamento da campanha estadual de Combate ao Desmatamento. Foto: Sidney Oliveira/Ag. Pará.
O governador Simão Jatene (acima) durante lançamento da campanha estadual de Combate ao Desmatamento. Foto: Sidney Oliveira/Ag. Pará.

“Produzir sem desmatar. Comece a olhar pra isso como um bom negócio” é o slogan da primeira campanha de combate ao desmatamento organizada por um estado da Amazônia. A iniciativa tem como objetivo demostrar ao produtor rural do Pará, alvo da campanha, a importância da regularização ambiental. A campanha contra o desmatamento será publicizada através de vídeos publicitários, spots de rádio, outdoors, cartazes e site.

“É a primeira vez que um Estado na Amazônia faz uma campanha dessa natureza. O desmatamento sempre foi combatido pela ótica da repressão, do comando, do controle e da pressão sobre os produtores” afirma Justiniano Netto, secretário executivo para coordenação do Programa Municípios Verdes (PMV), lançado pelo governo do Estado. “O Pará resolveu inovar, adotando outra política, e promove uma campanha de educação e de sensibilização, chamando os produtores para serem cada vez mais os nossos aliados nessa luta” conclui.

A campanha tem como meta promover a adesão dos produtores rurais ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), ferramenta instituída pelo Novo Código Florestal (Lei 12.651/2012), que identifica os imóveis rurais, reunindo informações como o tamanho da área, os locais de reserva florestal e os dados do proprietário. É através do CAR que estado e municípios poderão implementar os programas de regularização ambiental, além de viabilizar a concessão de crédito rural, iniciar a regularização fundiária e controlar o desmatamento nas propriedades rurais.

De acordo com o governo do estado, o Pará possui atualmente 30 milhões de hectares cadastrados no CAR, mas a meta é cadastrar todo o Estado, que tem 62 milhões de áreas cadastráveis.

O Pará é um dos estados campeões em desmatamento na Amazônia. Segundo dados do boletim de desmatamento do Imazon, de agosto de 2012, quando começou o calendário do desmatamento, até abril de 2013, a área desmatada no estado totalizou 398 quilômetros quadrados, um aumento de 69% em relação ao período anterior (agosto de 2011 a abril de 2012) quando o desmatamento somou 235 quilômetros quadrados.

Leia também

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.