Reportagens

Subindo o Negro: Anavilhanas e Jaú

O roteiro de Anavilhanas ao Parque do Jaú passando pelo Parque Estadual do Rio Negro mostra muita beleza natural, gente dedicada que se arrisca pela conservação, abusos e ilegalidade.

Redação ((o))eco ·
5 de agosto de 2008 · 16 anos atrás

O arquipélago das Anavilhanas é de espantosa beleza. Essas mais de 400 ilhas alongadas, como que se desenrolam pelo rio Negro ao longo de 150 quilômetros, um pouco acima de Manaus. É um local único, no segundo maior rio em volume de água do mundo. Um rio de águas que parecem pretas, mas que são translúcidas e que hoje é uma das principais hidrovias da Amazônia, com 1200 quilômetros, ligando Manaus a São Gabriel da Cachoeira, na Cabeça de Cachorro, fronteira com a Colômbia. A hidrovia corta as Anavilhanas deixando-as vulneráveis à ação humana. Também sob ameaça está o Parque Nacional do Jaú, onde se caça e se pesca ilegalmente. Ele protege toda a bacia hidrográfica do rio Jaú. Navegar por essas águas acobreadas em uma voadeira além de dar muito prazer, ensina muito sobre o Brasil que o Brasil não vê. De quebra, se o prêmio de ver igarapés de rara beleza. Um visual que só as “águas pretas” permitem.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.