Reportagens

Mapa do tesouro

Sebrae divulga um panorama da reciclagem no país. Os dados mostram que este é um mercado em expansão, que gera milhares de empregos e bilhões de reais por ano.

Ana Antunes ·
30 de setembro de 2005 · 19 anos atrás

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Rio de Janeiro e a ong Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre) divulgaram, no dia 29 de setembro, o “Mapa da Reciclagem do Brasil”. O estudo traça um panorama das empresas que atuam em todos os setores da reciclagem no país. Também foi lançado um software com o mesmo nome, que possibilita encontrar os prestadores de serviços do gênero, de acordo com a localidade, material e tipo de atividade.

O Cempre e o Sebrae prometem atualizar permanentemente o cadastro, para aproximar as grandes empresas de reciclagem e triagem dos pequenos sucateiros e cooperativas.

O estudo divide 2.361 empresas em recicladores (54,1%), sucateiros (32,9%), cooperativas (11,3%) e sucateiros-recicladores (1,7%). Ao todo são mais de 500 mil pessoas trabalhando em todo o processo. A região do Brasil que mais recicla é o Sudeste, com 48% das empresas que atuam no setor, seguido pela região Sul (30,6%) e, bem atrás, por Nordeste (12,7%), Centro-Oeste (6,3%) e Norte (1,9%).

Segundo o Cempre, o mercado de reciclagem de materiais no Brasil movimentou 6,5 bilhões de reais em 2004. A mesma pesquisa mostrou que 10% do lixo produzido no país é reciclado. O material mais aproveitado é o plástico, reciclado por 537 empresas, sendo 80% da região Sudeste, com lucro estimado em 1,22 bilhão de reais.

No restante do país, o plástico jogado fora não costuma virar matéria-prima para a indústria. A média nacional de reciclagem desse material é de 16,5%. Ainda assim, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial, perdendo apenas para a Alemanha e a Áustria. A reciclagem de garrafas PET, em especial, não pára de crescer. De 2003 para 2004, o aumento foi de 22%. Os números são ainda mais impressionantes se olharmos para uma década atrás: de 1994 a 2004, o plástico reciclado cresceu 1.200%.

Quanto maior o valor do produto, mais promissora é sua reciclagem. As latinhas de alumínio já quase não viram lixo: 95,7% voltam para o mercado em até 30 dias. Trata-se de um recorde mundial. Também estamos melhorando na reciclagem de embalagens longa-vida. Somos o país que mais recicla esse material nas Américas (22,1%), mas ainda estamos longe da Alemanha (65%), que, aliás, é líder em tudo o que envolva reciclagem.

Pelos mesmos princípios econômicos, o lixo orgânico é desprezado pela indústria. Apesar de representar 60% dos descartes produzidos no país, apenas 1,5% é compostado.

Leia também

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.