Notícias

O planeta precisa de ajuda, chamem as mulheres!

Edição da Science aborda desafios para a preservação de ecossistemas, ameaçados pelo avanço da população humana. Mulheres podem ter papel chave para garantir o futuro do planeta

Vandré Fonseca ·
24 de abril de 2017 · 7 anos atrás
A perda da biodiversidade está relacionada ao crescimento da população humana. Foto: Vandré Fonseca.
A perda da biodiversidade está relacionada ao crescimento da população humana, diz estudo da Science. Foto: Vandré Fonseca.

Manaus, AM — Se você está preocupado com a conservação das espécies do planeta, é bom olhar também para o lado e prestar atenção aos direitos femininos. Educar meninas e mulheres e dar a elas acesso a saúde reprodutiva é também um caminho para reduzir a pressão sobre o Meio Ambiente e espécies de plantas e animais. A ideia é apresentada pela socióloga americana Eileen Crist, autora principal de um artigo publicado na semana passada, em um caderno especial da Science.

O caderno, que traz outros quatro estudos, além de uma discussão política sobre conservação e um editorial, apresenta os desafios para manter a estabilidade e o funcionamento dos ecossistemas da Terra, em face ao crescimento da população humana. No estudo, os autores chamam a atenção para projeções indicando que, em 2100, poderemos ser 11,2 bilhões de pessoas na Terra, isto significa a necessidade de dobrar, ou até mesmo triplicar a produção de alimentos, com significativo impacto para os ecossistemas de todo o planeta.

E o empoderamento feminino, segundo a socióloga, tem significado nas últimas décadas uma redução em taxas de natalidade. “Ao melhorar seus direitos humanos, dando a elas e aos seus parceiros acesso a serviços de saúde reprodutiva e tecnologias contraceptivas, e melhorando sua realização educacional, podemos ajudar a enfrentar esta crise planetária”, afirma Eileen Crist.

“Desde que os europeus atravessaram o Atlântico para conquistar terras do Novo Mundo, pelo menos 363 espécies de vertebrados foram extintas.

Em outro artigo, que tem a participação do biólogo brasileiro Mauro Galetti, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), pesquisadores analisam a extinção provocada pelo avanço da humanidade sobre a Terra. Desde que os europeus atravessaram o Atlântico para conquistar terras do Novo Mundo, pelo menos 363 espécies de vertebrados foram extintas. E existem evidências indicando que em períodos mais recentes a taxa de desaparecimento de espécies pode ser até cinco vezes maior.

“O gênero Homo começou a ocupar o ‘nicho’ de carnívoros há 2 milhões de anos atrás e ocasionou a extinção de diversas espécies de elefantes, hienas e outros carnívoros”, afirma Galetti. “O Homo sapiens saiu da África há 200.000 anos e terminou de ocupar todas as terras agricultáveis no ano 1.200. Nessa diáspora, ele levou a extinção pelo menos 4 espécies de humanos (Homo erectus, Homo floresiensis, Hominídeo de Denisova e Homo neanderthalensis), além de 25% de todos os jabutis e tartarugas terrestres e toda a megafauna da América do Norte e do Sul e da Austrália”, completa.

No artigo, os autores mostram que, apesar de alguns esforços contribuírem para reduzir a perda de biodiversidade, ainda não são suficientes para alcançar objetivos propostos. As razões, segundo Galetti, são: o crescimento da população humana; falta de recursos para resolver os problemas ambientais; questões ambientais ainda são consideradas, de maneira equivocada, empecilho ao desenvolvimento; e ministérios do Meio Ambiente são politicamente mais fracos que outros que podem provocar enorme impacto ambiental, como Agricultura, Desenvolvimento e Fazenda.

As mudanças provocadas pelo homem vão além da biodiversidade, a ponto de já se afirmar que vivemos em uma nova era, o Antropoceno. Galetti explica que o homem tem criado novos elementos químicos, mudando a composição da atmosfera, alterando processos naturais de sedimentação, a composição de oceanos. “Pela primeira vez na história da Terra isso está sendo realizado rapidamente e por uma única espécie”, destaca.

 

Saiba Mais

Edição especial: Science

Leia Também

Agropecuária é a principal ameaça para espécies em extinção

Estudo alerta para extinção mil vezes maior do que a natural

 

 

 

 

 

Leia também

Colunas
1 de junho de 2014

Estudo alerta para extinção mil vezes maior do que a natural

Destruição de habitats naturais e mudanças climáticas  provocados por humanos são os responsáveis pelo que pode ser a sexta extinção em massa.

Notícias
22 de dezembro de 2014

Agropecuária é a principal ameaça para espécies em extinção

Em todos os biomas terrestres brasileiros, avanço e intensificação da produção agropecuária são os principais perigos para animais em risco

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 7

  1. robson diz:

    Bomba demográfica islâmica?
    Ah, parem. Xenofobia e ignorância religiosa nO Eco agora…


  2. Flávio Mello diz:

    Interessante a relação com o empoderamento feminino da socióloga Eileen Crist, contudo é uma leitura dissociada da realidade sobretudo europeia, que apresenta baixissima taxa de natalidade e está tendo sua população substituida pela bomba demográfica islamica, cujos valores estão bem longe de direitos humanos e sobretudo das mulheres, isso é claro, multiplicado por 4, que é o nº de esposas que cada homem capaz de sustentá-las poderia ter.

    Assim, cabe mais como uma curiosidade teórica e para a militancia policamente correta, quando estabelece a ligação direta com o emponderamento feminino e diminuição da expansão da população que na prática, só se aplica mesmo às mulheres ocidentais, as quais a médio e longo prazo serão simplesmente substituidas e não garantirão quaisquer efeitos sobre a biodiversidade dada a natureza das substitutas 😉


  3. Maíra diz:

    Vandré, o texto tá interessante e parabenizo você e a equipe por destacarem essa relação. Mas deixo a dica de trocar a parte inicial na qual você coloca "Educar meninas e mulheres (…)", pois sabemos que a importância também do homem nesse processo de empoderamento feminino e movimento feminista. Do jeito como foi colocado parece que a responsabilidade é apenas da mulher. Tenho certeza que foi apenas um equívoco 😉


    1. Chato de Galocha diz:

  4. Leandra Gonçalves Torres diz:

    Seria legal dar o link da Science para lermos os artigos na integra. obrigada


    1. danyrius19 diz:

      O Link está no saiba mais


      1. Leandra Gonçalves Torres diz:

        obrigada! Acabei achando aqui no google. O saiba mais eu não tinha visto. obrigada