Notícias

As belezas do Velho Chico vistas do espaço

Com 2.863 km, o São Francisco é um dos mais importantes rios do Brasil. Mas sua principal nascente, Localizada no Parque Nacional da Serra da Canastra, está seca.

Paulo André Vieira ·
6 de outubro de 2014 · 9 anos atrás

Deu no Jornal Nacional: a principal nascente do Rio São Francisco está seca. Localizada no Parque Nacional da Serra da Canastra, a falta de água por lá pode não afetar o resto do rio, já que muitos outros tributários ajudam a mantê-lo, mas é simbólica quando se trata do futuro do Velho Chico. Peixes, flores e aves, o Rio São Francisco de hoje em dia é muito distante do que foi no passado.

“Era surubim, dourado, curimatá. Eram peixes grandes, peixe de 10 kg, até de 20 kg a gente já pegou. Hoje em dia isso não tem mais”, conta Florisvaldo, morador de Manga, MG, em reportagem publicada em ((o))eco em 2013.

Já o pesquisador José Alves de Siqueira Filho, organizador do livro Flora das Caatingas do Rio São Francisco – História natural e conservação, compara a abertura dos canais que levarão as águas do Velho Chico para os rios da Paraíba e do Ceará com feridas no ecossistema feitas por tratores e escavadeiras. “Com olhos de biólogo da conservação, posso afirmar que, muito do que vi, foi chocante”, diz Siqueira em outra reportagem de ((o))eco, esta de 2012. O corte exposto dos canais abre espaço para organismos oportunistas. A invasão biológica é a segunda maior ameaça à biodiversidade, perdendo só para a destruição de habitats provocada pelo homem.

Marcos Sá Corrêa já alertava em 2008 para um relatório sobre a mortandade de aves no Rio São Francisco. Mais de 250 aves mortas na borda da represa de Sobradinho. Irerês, garças, pombas, jaçanãs, paturis, biguás, quero-queros, dezesseis espécies diferentes, prováveis vítimas de pelo menos seis tipos de venenos agrícolas, como Folidol, Folisuper ou Karate, apontados no relatório como suspeitos.

Com 2.863 km, o São Francisco é um dos mais importantes rios do Brasil e da América do Sul. Selecionamos abaixo algumas imagens de satélite do rio, desde sua nascente na Serra da Canastra até sua foz em Piaçabuçu, AL. Metade das fotos retratam o dedo do homem e de suas barragens. Veja também algumas fotos panorâmicas das belezas do rio. Que elas não se transformem um dia nas últimas lembranças do Velho Xico.

Um panorama do Parque Nacional da Serra da Canastra.

A Cachoeira Casca d’Anta é a maior queda do rio São Francisco

O rio São Francisco ainda no interior do Parque Nacional da Serra da Canastra

A Cachoeira Casca D’Anta tem 186 metros de queda d’água.

As margens do Velho Chico em Abaeté, MG.

Canindé de São Francisco, Sergipe, Brazil

 

Leia também
Rio São Francisco: os peixes se foram
Uma nova visão das Caatingas do São Francisco
O São Francisco manda recado

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Salada Verde
18 de março de 2024

Deputados apresentam à Marina proposta de parque nacional na região sul

A proposta de criação do Parque Nacional das Serras do Araçatuba e Quiriri, localizado entre os estados do Paraná e Santa Catarina, foi apresentada à ministra neste sábado (16)

Reportagens
18 de março de 2024

‘Não sobrou nada’: Maceió carrega as cicatrizes ambientais da mineração de sal

Colapso de mina de sal-gema é ponta do iceberg de décadas de negligência ambiental. Uma CPI investiga o caso

Reportagens
18 de março de 2024

PL aprovado no RS contraria lei federal ambiental e pode agravar a escassez de água

O Projeto de Lei 151/2023, votado no último dia 12, permite intervenções em APPs para a realização de obras de irrigação que atendem atividades particulares de agricultores

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.