((o))eco na 20ª Semana do Meio Ambiente PUC-Rio

((o))eco
quinta-feira, 5 junho 2014 18:48

O estado de São Paulo sofre em 2014 com a falta de chuvas e ensaiou uma briga com o estado do Rio de Janeiro pelas águas do rio Paraíba do Sul. Podemos estar prestes a entrar em um período de escassez crônica de chuvas e, logo, água. E agora? Saiba o que está por trás da água que chega à sua torneira participando do painel “Ciclo das águas”, organizado pelo site ((o))eco dentro da 20ª Semana do Meio Ambiente PUC-Rio. O evento será na manhã desta 6ª feira, 06 de junho, no auditório RDC da PUC, entre 10 e 12 horas.

Eduardo Pegurier, editor de ((o))eco, coordena a mesa, que abre com Gerard Moss mostrando imagens e falando sobre a sua experiência como pesquisador e piloto do projeto Rios Voadores, que investiga sobre vapor de água amazônico e sua ligação com o regime de chuvas em outras regiões do Brasil. Em seguida Antonio Oliveira, professor de hidrologia da PUC-Rio, falará sobre padrões pluviométricos no Brasil e no mundo. Ele explicará porque chove mais no hemisfério Sul e, ao mesmo tempo, sobre como o Brasil trata suas águas.

Luiz Firmino, arquiteto e urbanista, ex-presidente do INEA, segue com uma exposição sobre gestão ambiental de bacias hidrográficas, que fala sobre administração das demandas por água pelos municípios que repartem os mesmos rios. Fecha o painel Pedro Menezes, diplomata e ex-diretor de áreas protegidas do ICMBio, órgão federal que administra os parques nacionais do Brasil. Ele contará o papel das áreas protegidas na conservação de água, como o próprio Parque Nacional da Tijuca, recuperado de plantações de café no Século 19 para proteger os mananciais que supriam a cidade do Rio de Janeiro.

No painel também será apresentado o WikiParques, projeto de ((o))eco em parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. O WikiParques é um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas.

Abaixo você pode assistir o evento ao vivo a partir de 10h desta sexta.

 

Leia também
O aviador ambientalista – com Gérard Moss
Aplicativo permite acompanhar nível dos mananciais de SP
((o))eco lança o site colaborativo WikiParques

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.