Notícias

O Brasil visto do espaço é maravilhoso

De desertos pontilhados por lagoas até supostos vulcões extintos, veja incríveis imagens do Brasil feitas pelos sensores dos satélites em órbita do planeta.

Paulo André Vieira ·
7 de outubro de 2013 · 8 anos atrás

Este blog não consegue passar muito tempo sem voltar os olhos para o Brasil. Seja descobrindo as incríveis formas geométricas e as cores que, lá do alto, parecem mais gravuras ou pinturas. Seja visitando os nossos mais importantes biomas, como o Pantanal, a Caatinga e a Mata Atlântica. Ou simplesmente apreciando as maravilhas naturais de nosso país.

Desta vez escolhemos um pouco de cada. As imagens abaixo foram retiradas do Google Earth, e mostram cores, formas e paisagens deslumbrantes, além de alguns pontos curiosos de nosso território. Aproveite a viagem!

Jalapão, TO

Uma região árida localizada no leste do estado do Tocantins, o Jalapão tem área total de 34 mil km², sendo cortada por inúmeros rios, riachos e ribeirões, todos de água límpida e transparente.

Fernando de Noronha, PE

A Ilha da Rata é a maior das ilhas secundárias de Fernando de Noronha, localizada no extremo nordeste do arquipélago.

Lençóis Maranhenses, MA

Com 156 mil hectares, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui uma deslumbrante paisagem de dunas que chegam a 40 metros de altura e lagoas de águas verdes e azuis.

Vale da Lua, GO

Um vale cavado na Chapada dos Veadeiros pelo rio São Miguel, tem esse nome pelas pequenas crateras escavadas pelas águas, que fazem a região se parecer com a superfície da lua.

Pantanal, MS

Sempre belo, o Pantanal merece destaque em qualquer lista das paisagens mais bonitas do Brasil, seja visto do espaço ou do solo.

Pico do Cabuji, RN

Há quem diga que o Pico do Cabuji é o único vulcão extinto brasileiro a preservar sua forma. Mas há estudos que contestam esta afirmação. De qualquer forma, não deixa de ser um lugar impressionante.

Morro de São João, RJ

O morro de São João, em Casimiro de Abreu, também é por vezes apontado como um vulcão extinto, mas sua aparência é devida à erosão. Chama a atenção o contraste do verde do morro cercado pelas fazendas ao seu redor.

Leia também
A beleza do Brasil visto do espaço
Visto do espaço, o Brasil como arte
As maravilhas naturais do Brasil vistas do espaço
A Mata Atlântica vista do espaço
A beleza da Caatinga vista do espaço
As cores e as formas do Pantanal vistas do espaço
O Brasil visto pelos satélites da Nasa
Toda a beleza da Amazônia vista do espaço

  • Paulo André Vieira

    Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
13 de maio de 2021

Mudança no licenciamento é aprovada e matéria vai ao Senado

Plenário rejeitou todas as emendas e o texto final do marco do licenciamento foi aprovado na íntegra. Proposta ainda pode ser modificada no Senado

Salada Verde
13 de maio de 2021

Ibama autoriza contratação de brigadas temporárias para combate aos incêndios

Está prevista a contratação por até seis meses de 1.659 brigadistas para atuar no combate a incêndios florestais em 18 estados brasileiros

Colunas
13 de maio de 2021

Notas sobre a suspeição no caso Samarco: Rough Justice é Justiça Imperfeita

Ministério Público e Defensorias alegam suspeição do Juiz Federal do Caso Samarco

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 1

  1. AvatarJOSE NUZZI NETO diz:

    Pertinentes e oportunas considerações. Meus cumprimentos.