Notícias

Oficina em Medellín dá treino prático em cobertura ambiental

Curso reuniu 10 jornalistas latino-americanos na Colômbia e foi oportunidade de produzir reportagens e debater questões ambientais.

Giovanny Vera ·
18 de setembro de 2013 · 11 anos atrás

Jornalistas visitaram governos regionais e municipais da área metropolitana de Medellín para conhecer problemas locais e produzir reportagens ambientais. Foto: Giovanny Vera S.
Jornalistas visitaram governos regionais e municipais da área metropolitana de Medellín para conhecer problemas locais e produzir reportagens ambientais. Foto: Giovanny Vera S.

Do dia 2 ao 13 deste mês, dez jornalistas da América Latina participaram de uma oficina de Jornalismo Ambiental, em Medellín, na Colômbia, realizada pela agência alemã Deutsche Welle Akademie com o apoio da Universidade de Antioquia. O objetivo do encontro foi ampliar os conhecimentos e práticas dos participantes em jornalismo ambiental.

Durante duas semanas, dez jornalistas de Guatemala, Nicarágua, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Brasil participaram de sessões na Universidade de Antioquia e tiveram uma experiência prática de investigação jornalística orientada a temas ambientais da cidade de Medellín. Entre os assuntos abordados, córregos que cortam a cidade, a mineração na região, o uso de bicicletas como meio de transporte, construções ecológicas e a recuperação de áreas verdes em rios urbanos.

De acordo com David Olmos, diretor de projetos da Deutsche Welle Akademie, durante duas semanas o grupo trabalhou para criar “um espaço de reflexão, de debate, de troca de experiências; um lugar para conhecer a visão e os problemas que existem em outros países”.

Por sua vez, o facilitador Roberto Herrscher, explicou que um dos objetivos da oficina foi o de fornecer conhecimentos mais profundos dos temas ambientais, de sua relação com a globalidade dos temas jornalísticos, “de como não só informar mais e melhor sobre o meio ambiente, mas como transmitir essas informações para diferentes públicos”.

Um dos participantes, Esmir Cortez, jornalista do diário boliviano El Deber, disse ter aprendido a importância de encontrar o lado ambiental nos temas variados que são normalmente publicados na mídia. “Todas as matérias têm um lado que pode ser explorado para falar do cuidado de florestas, da água, do ar e do meio ambiente”, disse o jornalista boliviano.

 

  *Giovanny Vera é jornalista, colaborador de ((o))eco e também participou da oficina da Deutsche Welle Akademie representando o site.

 

 

Saiba mais
Deutsche Welle Akademie

Leia também
Bolsa traz jornalistas de 18 países à Rio+20

 

 

 

  • Giovanny Vera

    Giovanny Vera é apaixonado pela área socioambiental. Especializado em geojornalismo e jornalismo de dados, relata sobre a Pan-Amazônia.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.