Notícias

Adiada discussão sobre uso de resíduos industriais em adubo

É retirada da pauta do Conama a polêmica resolução sobre utilização de restos que contêm metais pesados para produção de fertilizantes.

Redação ((o))eco ·
6 de setembro de 2013 · 11 anos atrás

 

Ministra Izabella Teixeira abre a reunião do Conama. Discussão sobre norma que permite o uso de resíduos industriais como matéria-prima para a produção de adubos foi postergada. Foto: Martim Garcia / MMA.
Ministra Izabella Teixeira abre a reunião do Conama. Discussão sobre norma que permite o uso de resíduos industriais como matéria-prima para a produção de adubos foi postergada. Foto: Martim Garcia / MMA.
 

A 111ª reunião do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) postergou a decisão sobre a polêmica norma que regulariza o uso de resíduos industriais para a produção de fertilizantes. A proposta está há 8 anos em discussão no colegiado e ainda não há consenso sobre a matéria. A resolução aceita o uso de resíduos industriais que possam fornecer micronutrientes para fertilizantes (cobre, manganês, molibdênio e zinco). O problema é que esses materiais também contêm metais pesados, como chumbo, mercúrio, arsênio, cromo e cádmio.

O Conama teria que decidir se esses componentes, em doses reguladas, eram seguros e, portanto, poderiam ser liberados. Mas pareceres do Ministério da Saúde e de entidades ambientalistas, como o Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (PROAM) e Ministério Público de São Paulo afirmam que, mesmo em pequenas quantidades, o uso de metais pesados é um perigo para a saúde e para o meio ambiente.

Os ambientalistas protestaram. Um abaixo assinado no Avaaz foi criado pelo PROAM. A campanha “Não à poluição na Alimentação dos Brasileiros” busca assinaturas, que serão entregues às autoridades.

A resolução seria debatida na 111ºª reunião ordinária do Conama, que começou no dia 4 e 5 (quinta). Por ausência de consenso, foi suspensa a apreciação da matéria e ela será será discutida internamente, em reunião técnica, em outubro. Não se sabe se haverá acordo para que a proposta esteja pronta para ser votada na próxima reunião plenária do Conama, que acontecerá no final de novembro.

 

Leia Também
Resolução do Conama é acusada de legalizar tráfico de animais

Resoluções de 30 anos do Conama reunidos em um único livro

Conama, um fora-da-lei

 

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Excelente artigo!
    Adorei, vou recomendá-lo!