Notícias

Cabral reavalia projeto que flexibiliza licenciamento ambiental

Após bombardeio de críticas, projeto que altera normas sobre Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) é retirado da Assembleia Legislativa.

Daniele Bragança ·
13 de dezembro de 2012 · 11 anos atrás
 
Após enxurrada de críticas, o governador Sérgio Cabral volta atrás sobre projeto que flexibiliza licenciamento ambiental. Foto: Antonio Cruz/ABr.
Após enxurrada de críticas, o governador Sérgio Cabral volta atrás sobre projeto que flexibiliza licenciamento ambiental. Foto: Antonio Cruz/ABr.

Rio de Janeiro – Após bombardeios de críticas vindas do Ministério Público Estadual e de setores ambientalistas, o governador Sérgio Cabral resolveu cancelar a votação do projeto de lei 1860/2012 que flexibiliza os processos de licenciamento ambiental no Estado. O polêmico Projeto de Lei alterava exigências sobre Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) de empreendimentos realizados no estado fluminense.

Ontem, por meio de nota, o governador do estado afirmou que entregou um ofício ao presidente da Assembleia Legislativa solicitando a retirada do projeto. Segundo o comunicado, o projeto passará por uma reavaliação.

Apresentado em regime de urgência no dia 5 de dezembro, o executivo do Rio enviou à Alerj um texto que modifica normas sobre os Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental, que são uma exigência da legislação ambiental para o licenciamento de atividades “potencialmente causadora de significativa degradação ao meio ambiente”.

Com menos de uma semana, na terça-feira, dia 11, a PL 1860/2012 entrou na pauta de votações, podendo ser aprovada e virar lei. Houve protestos e deputados acrescentaram mais de 100 emendas ao Projeto, o que obrigaria mais tempo de discussão e a votação foi adiada. Ontem, o governo, pressionado, cancelou o projeto. Afirmou que irá reavaliar o texto com celeridade.  

Projeto dava ao INEA poder de dispensar EIA/RIMA
Num dos pontos mais polêmicos, o parágrafo 1º do artigo 4 do projeto de lei, dispensava a elaboração do estudo prévio de impacto ambiental de atividades potencialmente poluidoras em dois casos: quando o órgão ambiental competente “verificar que a descrição do projeto, por sua natureza, dimensão ou localização, evidencia a manifesta ausência de significativa degradação do meio ambiente” e quando a resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente “der parecer manifestando que o impacto que tal empreendimento poderá ter é insignificante”. 

Na prática, quem teria o poder de decidir qual empreendimento poderia dispensar o estudo de impacto ambiental seria o Instituto Estadual de Ambiente (INEA), responsável pelo licenciamento no estado.

Outro ponto considerado um retrocesso pelo Ministério Público foi a mudança em relação à publicidade do EIA/Rima. Pela norma atual, os estudos e relatórios ficam disponibilizados na internet. Pelo projeto de lei apresentado, a cópia do EIA/RIMA ficaria à disposição de qualquer interessado no Instituto Estadual do Ambiente, e não mais no website da instituição. Dificultando a informação.

Segundo o Projeto de Lei, a realização de audiência pública também deixa de ser obrigatória e passa a ser facultativa. Pelo projeto, os casos de obrigatoriedade serão definidos pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro encaminhou ofício pedindo ao presidente da Alerj, Paulo Mello, que o pedido de urgência fosse indeferido, para que a sociedade tivesse tempo de discutir o texto. Até uma petição online foi aberta pelo movimento Meu Rio pedido para quer os deputados não votasse no projeto de lei. Deu certo. Depois das inúmeras críticas, o governo voltou atrás.

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.