Salada Verde

Grande Sertão Veredas: 826 hectares desapropriados

ICMBio dá continuidade ao processo de regularização fundiária nas unidades de conservação federais e adquire Fazenda Trijunção, na Bahia. 

Redação ((o))eco ·
21 de dezembro de 2010 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

 

Parque Nacional Grande Sertão Veredas protege o Cerrado na divisa entre Minas Gerais e Bahia (fonte: ICMBio)
Parque Nacional Grande Sertão Veredas protege o Cerrado na divisa entre Minas Gerais e Bahia (fonte: ICMBio)
Brasília – Na semana passada, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) deu continuidade ao processo de regularização fundiária das unidades de conservação federais. Além do Parque Nacional do Itatiaia, o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, que fica na divisa dos estados de Minas Gerais e Bahia, teve desapropriados mais 825,9 hectares. O presidente do instituto, Rômulo Mello, assinou, na quinta-feira passada, a escritura pública de desapropriação administrativa da Fazenda Trijunção, situada no município de Cocos-BA.

 Rômulo Mello, presidente do ICMBio (terno marrom), e Theodoro de Hungria Machado, proprietário da fazenda (camisa azul) assinam o documento de desapropriação.   Em pé: Nudmir Kornyjezuk, da Coordenação de Regularização Fundiária do ICMBio e  funcionário do cartório. (foto: Flávio Martins)
Rômulo Mello, presidente do ICMBio (terno marrom), e Theodoro de Hungria Machado, proprietário da fazenda (camisa azul) assinam o documento de desapropriação. Em pé: Nudmir Kornyjezuk, da Coordenação de Regularização Fundiária do ICMBio e funcionário do cartório. (foto: Flávio Martins)

A fazenda encontra-se nos limites do Parque Nacional, que tem uma área total de 231.307 hectares. A desapropriação foi realizada com o consenso do proprietário, Theodoro de Hungria Machado, que recebeu R$1 milhão 180 mil pela área. De acordo com Waldemar Pires Dantas, da Coordenação Geral de Regularização Fundiária do ICMBio, Trijunção é área contínua a quatro outras fazendas, de propriedade de Roberto Marinho, que estão sendo doadas para o Parque. As cinco áreas juntas totalizam 15 mil hectares.

O coordenador afirmou que neste ano foram regularizadas duas propriedades e indenizados 16 posseiros só no Grande Sertão Veredas. Segundo ele, ainda há outras áreas a serem desapropriadas, mas falta aporte de recursos.

A desapropriação de imóveis rurais situados no interior de unidades de conservação está prevista na Lei que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), uma vez que sejam declaradas de interesse público, tendo em vista a conservação dos bens naturais.

Os recursos para compra dos imóveis provêm do Orçamento Geral da União e, segundo Waldemar Pires, a estimativa para o ano que vem é de R$ 60 milhões destinados à continuidade da regularização.(Nathalia Clark)

Explore o Parque Nacional Grande Sertão Veredas

Visualizar Grande Sertão Veredas em um mapa maior

Leia também

Notícias
26 de abril de 2024

Em reunião com representes indígenas, Lula anuncia força-tarefa por demarcações

Grupo será composto por 6 órgãos, sob coordenação do Ministério dos Povos Indígenas; participantes do Acampamento Terra Livre fizeram passeata até a Praça dos Três Poderes

Reportagens
26 de abril de 2024

Levantamento mapeia áreas de impacto das eólicas offshore nas comunidades pesqueiras no RN

Cartografia Social do Mar alerta para o potencial impacto das eólicas no mar em áreas ocupadas por comunidades tradicionais e revela como projetos de energia podem prejudicar o ecossistema marinho

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. John Frisch diz:

    We would like to reconnect with Theodoro. Please ask him to email us. Sincerely, Sharyn & John Frisch,


    1. Guilherme diz:

      Helo John,
      What do you need ?
      You can contact in e-mail [email protected].
      Thanks