Notícias

Salvo pelo gongo

Em cima da hora, uma liminar suspendeu a votação que decidiria, esta manhã, sobre a disponibilidade das águas do rio São Francisco para o projeto de transposição. Cerca de 100 pessoas, entre defensores e opositores da transposição, encheram o auditório do Ibama em Brasília para acompanhar as discussões do Conselho Nacional dos Recursos Hídricos (CNRH), presidido pela ministra Marina Silva, sobre um parecer técnico emitido pela Agência Nacional de Águas (ANA). O documento diz que o volume de água do São Francisco é suficiente para atender aos objetivos do projeto. Se a votação de hoje aprovasse o parecer da ANA, estaria aberto o caminho para o licenciamento ambiental das obras da transposição. Mas a liminar que suspendeu a votação argumenta que o CNRH não tem autoridade para decidir sobre o assunto. A lei 9.433/97 dá ao Comitê da Bacia do São Francisco a prerrogativa de autorizar intervenções em suas águas. E o Comitê, que tem várias restrições ao projeto do governo, ainda não chegou a uma decisão final.

Lorenzo Aldé ·
30 de novembro de 2004 · 19 anos atrás
  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Leia também

Salada Verde
29 de abril de 2024

Funbio abre edital de 2 milhões de reais para projetos de Manejo Integrado do Fogo

Edital irá apoiar projetos de apoio a ações de manejo integrado do fogo no interior e entorno de unidades de conservação na Caatinga, Pampa e Pantanal

Notícias
29 de abril de 2024

Tribunal de Justiça de MT derruba Parque Estadual Cristalino II (mais uma vez)

Decisão determina nulidade do decreto de criação do parque, uma das mais importantes UCs da Amazônia matogrossense, e abre precedente perigoso para áreas protegidas no estado

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.