Porto Sul será discutido no Congresso

Salada Verde
quarta-feira, 26 maio 2010 20:18

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou hoje (26) a realização de uma audiência pública para discutir a implantação do Complexo Porto Sul, em Ilhéus. A decisão foi comemorada por ambientalistas da região, que pediam que o projeto fosse melhor discutido em âmbito federal. “Para nós veio em boa hora, porque o Congresso estava alheio à situação”, disse Rui Rocha, engenheiro agrônomo e secretário executivo do Instituto Floresta Viva, uma organização não-governamental do sul da Bahia.

Rocha lembra que a construção do Porto foi aprovada, de última hora, em uma emenda à  Medida Provisória 462, que cria o Plano Nacional de Viação. Isto é, um assunto que nada tem a ver com o empreendimento, configurando o que o Congresso chama de “contrabando”.

O requerimento da audiência é de autoria dos deputados Fernando Gabeira (PV-RJ) e Ricardo Tripoli (PSDB – SP). No texto do documento, os deputados salientam que “a relevância do tema é indiscutível, pois a implantação do Complexo Porto Sul afetará de forma significativa os setores da indústria, do turismo e outros, além de causar impactos irreversíveis à biodiversidade local”. A audiência ainda não tem data para acontecer. (Cristiane Prizibisczki)

Leia mais:

– Porto Sul I – Biodiversidade ameaçada
– Porto Sul II – Desenvolvimento em questão

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.