Notícias

Compromisso planetário

ONU anuncia que 75 países, responsáveis por jogar no ar 80% dos gases de efeito estufa do planeta, se comprometeram a reduzir suas emissões. 41 nações industrializadas estão na lista da organização.

Redação ((o))eco ·
31 de março de 2010 · 14 anos atrás

A Organização das Nações Unidas anunciou hoje (31) que 75 paises firmaram o compromisso de que tentarão reduzir ou limitar a emissão de gases de efeito estufa no planeta. Juntas, tais nações são responsáveis por 80% das emissões globais de GEEs. Os detalhes do acordo foram revelados nesta quarta-feira, no documento divulgado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (UNFCCC). No documento, 41 países industrializados informaram oficialmente que pretendem reduzir a emissão de gases. Outros 35 comunicaram as ações que estão em execução, mas informaram necessitar de apoio financeiro e tecnológico. A ONU não divulgou números.

O documento divulgado hoje é uma compilação dos relatórios oficiais sobre os resultados da Conferência do Clima de Copenhague, fato que poderá gerar críticas ao texto, já que o encontro foi considerado um fracasso. Até a próxima conferência, a ser realizada em novembro e dezembro de 2010, no México, haverá ainda uma rodada de negociações da UNFCCC, quando a posição dos paises deve ficar mais clara.

Leia também

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Colunas
3 de maio de 2024

Resiliência indígena – um exemplo a ser seguido

Indígenas são incansáveis em defender seus territórios, sua cultura e manter suas tradições, mas luta deve ser de todos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.