Notícias

A culpa é do seu esgoto

Laudo do governo do estado do Rio de Janeiro indica que morte de 77 toneladas de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas foi causada por excesso de matéria orgânica nas águas.

Redação ((o))eco ·
2 de março de 2010 · 14 anos atrás
foto:gabeira.com
foto:gabeira.com

Laudos preliminares do Instituto do Ambiente do Rio de Janeiro indicam que a morte de cerca de 77 toneladas de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas foi causada pelo acúmulo de matéria orgânica – isto é, esgoto -, que provocou a proliferação de algas, prejudicando a respiração das espécies. A primeira fase do projeto de recuperação da Lagoa, que previa a despoluição e o controle do esgoto urbano, já foi concluída, mas ainda há instabilidade na renovação das águas, o que prejudica o equilíbrio. Como mesmo com o controle de esgoto a carga de matéria orgânica que chega ao local ainda é grande, a prefeitura do Rio vai investir na construção de dutos para a renovação do recurso, etapa do projeto que ainda está em fase de licenciamento. Desde a última sexta-feira (26), os peixes começaram a aparecer mortos na lagoa.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.