Notícias

A percepção climática do Brasil

Consulta simultânea feita em 39 países mostra que brasileiros querem ver metas de redução de emissão em Copenhague e até aceitam uma sobretaxa no consumo de combustíveis.

Redação ((o))eco ·
28 de setembro de 2009 · 12 anos atrás

Cem brasileiros de todas as regiões e com diferentes perfis socioeconômicos, étnicos e culturais foram questionados este fim de semana, em São Paulo, sobre assuntos ligados ao aquecimento global. Eles sugerem que o acordo final do encontro de Copenhague, em dezembro, leve à criação de um fundo mundial para financiar tecnologias e reduzir a emissão de gases do efeito estufa, prover educação sobre mudanças climáticas, que o Brasil e o planeta tenham metas para redução de emissões e que o consumo de combustíveis fósseis seja sobretaxado.

Conforme a consulta, cerca de nove em dez entrevistados vêem nas mudanças do clima uma questão urgente e querem um acordo climático como resultado do encontro no fim do ano. Também querem metas diferenciadas para quem emite mais gases estufa. Sobre adaptação às mudanças climáticas, 23% acham que o preço dos combustíveis precisa ficar mais caro. Quarenta e três por cento, porém, consideram que essa medida deve valer apenas para os países que queimam mais combustíveis fósseis e emitem mais poluentes.

A consulta aconteceu simultaneamente em 39 países e faz parte do projeto Visões Globais do Clima, criado pelo Comitê Dinamarquês de Tecnologia. Aqui, a pesquisa foi organizada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVCes).

Para o levantamento, os participantes foram divididos em grupos, assistiram a quatro vídeos sobre mudanças climáticas e os principais temas envolvendo as negociações internacionais no setor. Cada exibição foi seguida de discussões e perguntas.

“O que chamou a atenção foi o engajamento das pessoas no debate dos temas. Nas mesas, podia-se ver um professor universitário e uma empregada doméstica discutindo a questão dos combustíveis fósseis no contexto da mudança do clima, a partir das informações exibidas no vídeo”, ressaltou em nota Michelle Muhringer, coordenadora do projeto Visões Globais do Clima pelo GVces.

Mais informações em www.wwviews.org

Leia também

Notícias
6 de maio de 2021

Responsável por relatório que expõe ineficiência no Ibama, servidor teria sido ameaçado

Rumores indicam que o servidor do Ibama teria sido ameaçado após escrever nota técnica expondo ineficiência do atual sistema de multas do órgão

Notícias
6 de maio de 2021

Organizações pressionam contra decisão de reduzir UCs em Rondônia

Projeto de lei que remove mais de 200 mil hectares de duas unidades de conservação em Rondônia está na mesa do governador para sanção

Notícias
5 de maio de 2021

Salles mente sobre orçamento e Fundo Amazônia em audiência na Câmara

Ministro espalhou desinformação sobre reserva legal e voltou a associar desmatamento à pobreza

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 1

  1. AvatarPaulo diz:

    $alle$$$, mentindo até morrer. E os Biomas ministros, fod……………