Notícias

Multimídia: queimadas na América do Sul

NASA disponibiliza animações de dados históricos das queimadas na América do Sul. Imagens mostram aumento nos focos de calor nos anos 2000.

Gustavo Faleiros ·
27 de outubro de 2011 · 15 anos atrás

A NASA divulgou no último dia 19 de novembro uma série de dados históricos sobre os focos de calor captados por seus satélites nos últimos dez anos. A animação abaixo mostra o aumento das queimadas. Os momentos mais extremos podem ser facilmente observados nos anos 2002, 2004 e finalmente, 2007, considerado o ano recorde de incêndios no Brasil. No ano passado, as queimadas voltaram a subir e aproximaram-se do recorde de 3 anos atrás. 

É possível também notar a sazonalidade dos períodos de seca no país, com queimadas acentuadas entre os meses de junho e outubro nas regiões Sudeste, Norte e Centro Oeste. Setembro é na média de 2000 a 2010 o pior mês em número de focos de calor.Veja a animação abaixo.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



{mp4remote}http://svs.gsfc.nasa.gov/vis/a000000/a003800/a003872/SouthAmericaSnowNDVI.mp4{/mp4remote}

O gráfico abaixo produzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostra os números absolutos de queimadas a cada ano desde 1997 a 2010.

Veja também
Especial – Trajetória da Fumaça
Mapa interativo – Queimadas 2010

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
23 de julho de 2026

A grande jornada das aves migratórias – e dos pesquisadores que lutam para conservá-las

Minidocumentário dirigido pelo fotógrafo Adriano Gambarini apresenta trabalho de monitoramento e defesa das aves migratórias que aterrissam no litoral brasileiro

Salada Verde
22 de julho de 2026

Carta de Curitiba pede ação urgente para proteger unidades de conservação no Brasil

Aprovado por aclamação pelos participantes da 1ª Conferência Nacional de Unidades de Conservação para a Biodiversidade, documento pede criação e implementação de UCs de proteção integral

Notícias
22 de julho de 2026

Levantamento revela redução alarmante de fêmeas de onça-pintada na Amazônia

Mesmo em um dos principais refúgios para o felino no país, a densidade de fêmeas de onça-pintada teve uma misteriosa queda de 77% em 17 anos, alerta estudo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.