Fotografia

Com o olhar de um turista

Aos 200 anos, o Jardim Botânico parece tornar o Rio de Janeiro mais jovem. Lá as pessoas, que sentindo-se distantes da floresta, podem fazer de conta que fugiram para o mato.

Redação ((o))eco ·
13 de junho de 2008 · 16 anos atrás

Completar 200 anos fez bem ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Ele remoçou muito, às vésperas do aniversário, sem perder a textura dos velhos troncos e outros trunfos inalienáveis de sua idade. Teve prédios históricos restaurados. As alamedas do arboreto foram calçadas com uma terra batida, que agora poupa aos visitantes o desgosto de tropeçar em casos de entulho. E várias casas foram recuperadas na justiça, invertendo o longo ciclo de invasões que, há tempos, vinha instalando no parque quase de dois mil moradores.

Com ele, rejuvenesceu a própria cidade. Ou, pelo menos, o pedaço da Zona Sul a que o Jardim Botânico deu nome. Hoje o bairro tem ruas que se incorporaram ao roteiro turístico do Rio de Janeiro simplesmente por darem vista para suas grades. A seu redor, o Rio de Janeiro parece mais jovem, porque mais parecido com o que foi há um, dois ou mais séculos.

Dentro do arboreto, então, nem se fala. Nele continuam reconhecíveis, ao vivo e em cores, as fotografias em branco e preto tiradas há mais de cem anos por pioneiros como Marc Ferrez ou Leuzinger, nos mesmos bambuzais, pontes e aléias de palmeiras, que atravessaram de pé as décadas de bota-abaixo, para o avanço da cidade.

No Jardim Botânico, cariocas e forasteiros ainda podem passear em cenários do século 19. Recém-casados, debutantes e aspirantes a modelo podem posar para as câmeras. sem medo de que a desordem urbana do século 21 leve embora o equipamento, como provavelmente ocorreria em outras áreas públicas. E lá também as pessoas que vivem na cidade sentindo-se meio degredadas da floresta nativa podem fazer de conta que fugiram para o mato, em dias de folga que não deixem brechas para viagens.

É o que faço, às vezes, a pretexto de experimentar máquinas ou equipamentos mas, na prática, comportando-se como qualquer turista se comporta no Jardim Botânico, o laboratório a céu aberto de uma instituição de pesquisa científica que serve para educar até o olho vadio dos leigos em botânica. As fotografias desta coleção, feitas com certa indolência em recentes fins-de-semana, estão reunidas aqui para que o Eco não deixe passar em branco o bicentenário do Jardim Botânico.

Leia mais sobre o Jardim Botânico na reportagem Pai de Todos.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.