Colunas

A multiplicação dos pets é um problema ambiental e ético

No Brasil, estima-se que cães e gatos ultrapassaram os 70 milhões. Companheiros da jornada humana, eles não viraram gente, mas já consomem como tal.

15 de junho de 2015 · 9 anos atrás
  • Marc Dourojeanni

    Consultor e professor emérito da Universidade Nacional Agrária de Lima, Peru. Foi chefe da Divisão Ambiental do Banco Interam...

Os pets estendem a pegada ambiental dos humanos. Foto: Alexis/CC
Os pets estendem a pegada ambiental dos humanos. Foto: Alexis/CC

A recente informação apurada pelo IBGE da existência no Brasil de mais de 52 milhões de cães e de 22 milhões de gatos é interessante. Mais interessante ainda é observar a tranquilidade com que a sociedade parece tê-la recebido, como se fosse um fato normal e até motivo de orgulho, pois neste aspecto o país ficaria apenas atrás dos EUA. Na verdade, saber que a população de cães e gatos é maior que a soma de todos os rebanhos de animais do Brasil, atrás apenas dos bovinos, deveria chamar a atenção, pois pelo menos é sintoma de uma distorção.

O rebanho bovino do Brasil, o segundo maior do mundo, é de cerca de 210 milhões de cabeças, seguido pelos cães (52,3 milhões), porcos (38 milhões), gatos (22,1 milhões), ovelhas (17 milhões), cabras (9 milhões), cavalos (6 milhões) e búfalos (1,2 milhões), sem mencionar aves e coelhos. Na China e em outros países orientais, onde cães e gatos formam parte da alimentação humana, uma lista nessa ordem seria normal. Mas no Brasil cachorros e gatos nem por costume nem por lei opções são opções de comida.

Um olhar ecológico

“No Brasil há mais cachorros e gatos que porcos, ovelhas, cabras, cavalos e búfalos juntos, mas, eles não providenciam carne, leite ou couros.”

A relação entre humanos e cachorros e gatos é atávica e um bom exemplo de simbiose mutualista da qual os dois lados tiram proveito. O proveito para os humanos tem sido principalmente na defesa de pessoas e bens, além da caça. Mas sempre existiu também uma relação afetiva. Nos tempos modernos as funções originais perderam preponderância e ao contrário, a relação de afeto aumentou de modo desproporcionado devido à solidão, redução do número de filhos e a outros fatores bem conhecidos da sociedade moderna. No mundo natural a nova relação entre bichos de estimação e humanos não seria caracterizada como simbiose, e sim como comensalismo. Dito de outro modo, os bichos de estimação obtêm benefícios sem dar em troca nada tangível. O que dão, na verdade, é o que os humanos acham que recebem. O comensalismo não é parasitismo que implica um dano ao hospedeiro. Nas sociedades animais o comensalismo existe, por exemplo, entre os cupins que acolhem, alimentam e cuidam de insetos que produzem perfumes alocados aos operários e soldados, que por cheirá-los descumprem suas obrigações. Nessas sociedades, o comensalismo é um indicador de decadência.

Este autor teve cachorros e gatos e, como a maior parte dos humanos, gosta deles e cai facilmente na armadilha que esses bichos aprenderam para se dar bem nas nossas costas, após milênios de relação intima. Outros bichos domésticos que se deram bem, como ratos e baratas, usaram estratégias muito diferentes, certamente não tão simpáticas. Mas, o fato é que a enorme população de cachorros e gatos no Brasil merece considerações ambientais e sociais.

Como outros animais e os próprios humanos, a existência de 74 milhões de cães e gatos implica uma biomassa animal enorme que agrava o problema do aquecimento global. A FAO estima que a pecuária é responsável por 14 a 22% das emissões mundiais anuais de gases de efeito estufa e tem sido dito mais de uma vez que criar animais como alimento humano é um dos dois ou três contribuintes principais aos problemas ambientais mundiais, tanto em escala local como global. Em compensação, esses animais aportam benefícios tangíveis à sociedade e à economia. Pelo contrário, cachorros e gatos não produzem carne, leite, couros ou manteiga e nem se deixam montar como os cavalos ou mulas. Estes animais não produzem qualquer coisa que contribua para aumentar o PIB ou as exportações.

“Os gatos são os maiores predadores de aves silvestres em parques e jardins, responsáveis por verdadeiros debacles populacionais entre as aves.”

Alguns estudos têm avaliado a pegada ecológica dos bichos de estimação. Lembrando que cachorros e gatos são essencialmente carnívoros, o impacto da produção do que eles comem e usam é um fator significativo do aquecimento global. Um popular trabalho neozelandês revelou que criar um cachorro de tamanho médio usando rações de marcas conhecidas tem uma pegada ecológica de 0,84 hectare por ano para produzir o que necessita em termos de carne e cereais. Isso seria equivalente à pegada ecológica de construir uma camionete rural e percorrer 10.000 km com ela. Os gatos, segundo o estudo, requerem 0,15 hectare por ano. As cifras parecem excessivas, mas existem boas razões para pensar que os 52 milhões de cachorros do país impactam o ambiente tanto ou mais que todos os porcos, ovelhas e cabras que nele existem.

Entretanto, cachorros e gatos ocasionam outros impactos ambientais. Os cachorros soltos e famintos são um sério problema para a fauna silvestre em Unidades de Conservação, em especial as que estão perto de áreas urbanas, como o Parque Nacional de Brasília, onde caçam em matilhas como os lobos, com grande eficiência. Nesse parque, como em outros, tem sido demonstrado que os cachorros transmitem enfermidades à fauna silvestre. Os gatos são os maiores predadores de aves silvestres em parques e jardins, responsáveis por verdadeiros debacles populacionais entre as aves. Os prejuízos ocasionados pelos cachorros soltos nas ruas das cidades não necessita ser lembrado. Eles espalham o lixo, sujam as ruas, provocam graves acidentes de trânsito e eventualmente mordem transeuntes. E os gatos caçam por esporte, não por fome, assim alimentá-los bem não resolve o problema. Seria interessante fazer um estudo detalhado do impacto ambiental e da pegada ecológica de cães e gatos no Brasil e, por exemplo, comparar os resultados com os da pecuária.

A economia dos bichos de estimação

“O Brasil, um país em processo de desenvolvimento, tem mais bichos de estimação e gasta mais neles que todos os países ricos, exceto os Estados Unidos.”

Deve-se reconhecer que a porção de cachorros e gatos que estão bem cuidados pelos seus donos geram benefícios econômicos, movimentando uma importante e crescente indústria de produtos e serviços correlatos. Ao que parece, os donos brasileiros gastam em média 3.770 por ano com um cachorros grande e 1.600 reais por ano no caso de um pequeno. O gasto anual médio por gato seria de 1.010 reais. Mas existem estimativas bem mais elevadas. Em 2013, as indústrias de Pet Food, Pet Care, Pet Vet e Pet Serv teriam faturado mais de 15,3 bilhões de reais.  O mercado mundial mobiliza uns 30 bilhões de dólares por ano e é liderado pelos EUA. Em segundo lugar figura o Brasil e, em ordem, seguem Inglaterra, França, Alemanha, Japão, Itália, Rússia, Austrália e Canadá.  Observe-se que nessa lista apenas o Brasil não é um país rico. O caso do Brasil revela outra face de um comportamento social distorcido que, obviamente, não se limita aos animais de estimação, pois é um país onde a pobreza ainda domina extensas regiões e é onipresente em todas as cidades.

Nas listas dos dez países com o maior número de cães figuram quatro países não desenvolvidos: Brasil, México, Índia e África do Sul. O Brasil sozinho tem mais cachorros que todos os outros três países juntos e é também o que tem mais cachorros pequenos per capita no mundo. A China não está incluída, porque lá os cachorros são comida para ampla parte da população. Estima-se que de 10 a 20 milhões de cachorros serão mortos em 2015 para consumo humano naquele país.

Os que têm renda suficiente para manter os bichos se dividem em dois grupos. Um grupo é formado pelos que cuidam bem, ou que exageram até os bem conhecidos extremos patéticos. O segundo grupo, tão considerável como o anterior, é formado pelos que gastam na manutenção de cachorros, mas os maltratam cruelmente, em especial mantendo-os quase que permanentemente enjaulados como se fossem selvagens. Aqueles de renda mais baixa também têm animais de estimação. Embora gastem pouco, ás vezes têm muitos mais animais do que os ricos e, em geral, os mantêm na rua.

Grande parte da sociedade moderna transforma os bichos de estimação em membros plenos das famílias, com acesso aos mesmos direitos à alimentação, saúde, estética, alojamento e outros cuidados.  A ética deste comportamento é sem dúvida discutível, especialmente em países com grandes segmentos da sua população que não têm acesso aos mesmos cuidados. Mas, de outra parte, o mesmo raciocínio é válido para outras expressões de luxo das classes desses países. E, como frequentemente apontado, cães e gatos se converteram em importantes elementos terapêuticos ou antidepressivos para idosos e outros solitários, ademais de educativos companheiros de jogo para os meninos. O amor não tem regras, nem precisa de justificativas. Simplesmente existe.

O que fazer?

“É necessário adaptar uma política que vise a redução da população de cachorros e gatos. Em países desenvolvidos os cachorros e gatos urbanos e não indispensáveis são considerados um luxo e pagam um imposto.”

Em conclusão: sob quaisquer critérios há demasiados cachorros e gatos no Brasil e boa parte deles não são adequadamente cuidados ou são martirizados; dois, a mera existência e a manutenção desses animais — que consomem mas não produzem — tem um impacto ambiental significativo, em especial na emissão de gases de efeito estufa e; três, sua manutenção em condições muito melhores que a que conseguem largos segmentos da população humana gera questões éticas. De outro lado: cachorros e gatos são parte das necessidades afetivas humanas e contribuem para manter a saúde mental da sociedade, e contribuem ao emprego e à economiado país através da demanda que geram por alimentos, insumos e serviços para sua criação.

Dentre as opções para equacionar esses fatos pode-se sugerir, em primeiro lugar, definir uma politica nacional de diminuição do número desses animais em paralelo a procura de melhorias substantivas das condições de sua manutenção. Por exemplo, as prefeituras deveriam ser muito mais sérias em temas como a eliminação incruenta e a castração de cães e gatos de rua, ou na obrigação desses animais carregarem um registro que demonstre, por exemplo, seu registro de vacinação. 

Tal política deveria incluir uma campanha que explique para a população as consequências ambientais da proliferação desses animais e as responsabilidades que assumem os que têm bichos de estimação.

A posse de bichos de estimação urbanos é, sob qualquer parâmetro, um luxo que gera custos elevados para o resto da sociedade. Consequentemente, como nos países desenvolvidos, esses animais deveriam estar submetidos a um imposto (caso da Alemanha) equivalente ao que se paga por artigos luxuosos. Esta medida poderia ser um desincentivo para a posse de números grandes e injustificáveis de animais por família. 

Enfim trata-se apenas de apelar para a reponsabilidade dos cidadãos pelos companheiros históricos da viagem da humanidade… E, quiçá, evitar o já popular cenário de ficção científica em que, num futuro que ninguém deseja, poderia haver milhares de cães raivosos perseguindo humanos pelas ruas, enquanto outros tantos gatos furiosos os esperam para arrematá-los nas suas residências. 

 

 

Leia também
A farra dos felinos invasores
Animais de estimação e meio ambiente
Gente com pata

 

 

 

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 10

  1. Eude diz:

    Eu sou favorável à descontinuação da reprodução de todos os cães e gatos, como medida libertadora tanto dos humanos quanto dos pets.


  2. Marlene diz:

    Excelente artigo sobre os pets, abordando aspectos econômicos, ecológicos e sociais que devem ser mais estudados para uma regulamentação adequada as prioridades de nosso tempo….


  3. LEONARDO NOBREGA diz:

    Boa matéria, obrigado. Será citada no meu TCC.


  4. Bruna diz:

    Nossa, que matéria mais deselegante e desnecessária, a pior que já li sobre o tema


    1. José Albino diz:

      Isso Bruna porque vc vive longe da natureza e não sabe o que se passa com os animais silvestres , devido à liberdade que os cães e gatos andam pelo meio ambiente natural , causando impactos à população já sofrida dos bichos naturais .


  5. Brasil é um país hospitaleiro, com um povo que gosta de toques, de abraços, um povo quente de coração, acredito que esse seja o principal motivo de a maioria das famílias possuírem um animal de estimação, que oferece amor incondicional.

    Certa vez ouvi uma frase “todo mendigo tem um cachorro” e essa é a melhor definição quando falamos de amor incondicional. Dizer que os animais consomem e não produzem nada, é um desdém, porque os filhos dos humanos, dão uma baita despesa com alimentação, vestuário e educação, e só começam a produzir depois de longos 18 ou 21 anos, enquanto os cães nem chegam à essa idade, e o consumo é irrisório.

    E essa paixão por animais, fomenta a economia do país, gerando empregos na no setor alimentício e saúde.Se tivéssemos governantes comprometidos com a nação, nossos cães seriam inclusos nos programas sociais, haveriam campanhas de castração, etc.

    “Dos filhos deste solo, és mãe gentil” – Nossos cães são brasileirinhos que não tem recebido muitas gentilezas da nossa pátria.

    Marta Lúcia Batista


    1. Carol diz:

      Obrigada pelo seu comentário. Ao ler a matéria o sentimento predominante foi exatamente esse. A indignação sobre a "funcionalidade" dos animais. Animal é ser senciente, que doa sem receber, muitas vezes. Doa sua vida para alimentação exagerada na sociedade da satisfação imediata de prazeres efêmeros.
      Enquanto o ser humano se achar superior aos animais, a ponto de subjugar, dominar, causar sofrimento aos animais, estaremos muito longe de uma sociedade mundial de "primeiro mundo" onde vigora o dinheiro, o poder, desejo e as ambições mais superficiais humanas.


      1. Elen diz:

        Mas o ser humano Eu superior ao bicho. Tanto é que somos feitos segundo a imagem e semelhança do Criador. E Deus deixou os animais para nosso controle e não eles nos controlando como ocorre hoje em dia. Um cão vale mais que um ser humano. Isso é inadmissível. Como organismo vivo também temos o nosso planeta. Nossa casa que está sendo destruída. Contaminada por tantas pragas e exploração. Em nome dos queridos pets tem muito humano morrendo com as doenças que eles transmitem. Muitas espécies em extinção que são usadas pra fazer a ração deles. As aves são úteis na reflorestamento do planeta. No entanto elas não são levadas em contas quando são abatidas por eles ( gatos) sem utilidade nenhuma pois eles nem as consomem. Matam por serem cruéis mesmo. E as abatidas e o gado pra servir de ração para os cães e gatos. Animais inúteis que não oferecem nada em troca. Nem ovos nem carne nem leite e couro. Quantos humanos deixam de comer enquanto outros enriquece m a indústria pet. O egoísmo e desamor para com os da mesma espécie ( humanos) atingiu níveis alarmantes e desprezíveis no Mundo. Por amor ao cão e gato se eaquartejam humanos. Prova os de terem qualidade de vida e sossego pois essa quantidade absurda de canina e felina nos tiram o sossego e o direito de dormir . Tanto barulho. Outro ítem e a saúde inviável pois os tais fazem suas cadê em cada canto desse planeta. A céu aberto nos contaminando. E pra finalizar. Brasileiro e adorador de cão é individualista egoísta e cruel. De que adianta gerar empregos esse setor pet se está destruindo nosso hábitat. Natural. Nosso planeta.


    2. José Albino diz:

      O problema está exatamente aí , o ser humano só pensa na economia e no seu próprio bem estar . O bem estar do planeta não Importa ; não importa se essa quantidade enorme de pets é ruim para a natureza , cães e gatos transmitem doenças . Eu moro em área rural e e vivencio a diminuição da fauna perseguida pelos queridinhos cães e gatos . Conheço pessoa que perderam parte da visão por adquirirem toxoplasmose , doença em os gatos são hospedeiros . Países desenvolvidos socialmente como Austrália , controlam esse problema sério com leis rigorosas para evitar a proliferação dessa praga chamada “pets em excesso “.


      1. Elen diz:

        Concordo plenamente. Essa adoração canina e felina já virou palhaçada. Em detrimento ao ser humano se criou essa ditadura canina. Um cão vale mais que um ser humano. O coronavirus está aí pra mostrar como está patético essa inversão de valores.