Notícias

Livro aborda a Biodiversidade Catarinense

Lançado no dia 1º de julho, publicação dirigida aos professores do ensino básico de Santa Catarina está disponível de graça em formato PDF.

Redação ((o))eco ·
16 de julho de 2013 · 11 anos atrás
Imagem do livro
Imagem do livro

Acaba de sair do forno o livro “Biodiversidade catarinense: características, potencialidades e ameaças”, criado para ser usado nas salas de aula do ensino fundamental de Santa Catarina. A novidade é que a obra – fruto de um trabalho de mais de três anos – está disponível de graça em formato PDF.

Como é dirigido aos professores da Educação Fundamental, o livro utiliza linguajar acessível, é fartamente ilustrado e dividido em 9 capítulos. Ameaças ao ecossistema estadual, detalhes sobre espécies e populações, além de discussão sobre cadeias alimentares fazem parte da publicação, que poderá ser usada em aulas de Ciências, Biologia e Geografia.

O livro de 250 páginas foi coordenado pelos professores doutores Lúcia Sevegnani e Edson Schroeder e traz contribuições de grandes pesquisadores que estudam a biodiversidade de Santa Catarina, como o Dr. Roberto Miguel Klein, Dr. Raulino Reitz e recentemente com as informações advindas do Inventário Florístico Florestal, coordenado pelo Dr. Alexander Vibrans – FURB, bem como das informações zoológicas e geológicas vindas de pesquisas feitas no Estado.

A motivação para a criação da obra foi a dissertação da estudante Rosilda Stürmer, defendida em 2009, e que despertou a atenção de Lúcia Sevegnani para um problema que parecia dominar os livros didáticos de todo o país: em suas páginas, a Mata Atlântica aparecia sempre como um bioma devastado, quase extinto. Sobre Santa Catarina, então, as poucas informações se resumiam, muitas vezes, às florestas de araucárias do Planalto Serrano. “Percebemos que faltava uma boa base de informações para os professores ensinarem sobre o tema, para envolverem as crianças neste assunto”, relembra.

A obra foi financiada pela Agência de fomento à pesquisa do Estado de Santa Catarina (FAPESC) com apoio da FURB, sai pela editora da FURB.

A publicação também pode ser vista aqui ou pode ser baixada neste link.

Leia também

Salada Verde
21 de maio de 2024

Um dos deputados mais antiambientais até 2022, Nelson Barbudo está de volta à Câmara

1º suplente do PL-MT, Barbudo tomou posse hoje à tarde; ele já defendeu a legalização da caça, a limitação de multas ambientais a R$ 5 mil e criticou desintrusão de terra indígena

Reportagens
21 de maio de 2024

Brasil não renovará acordo com criador alemão de ararinha-azul

A medida não afetaria a recuperação e a conservação da espécie ameaçada de extinção e exclusiva da Caatinga, avalia o ICMBio

Reportagens
21 de maio de 2024

Crise climática e lacunas no conhecimento pioram risco de zoonoses

Enchentes no Rio Grande do Sul têm um aspecto epidemiológico importante, chamando atenção para o fato de sabermos muito pouco sobre os riscos reais de zoonoses no Brasil

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.