Notícias

Bola dentro

De volta de uma longa e penosa viagem, começo a botar minha leitura atrasada em dia. Li hoje aqui em OECO, um post recente informando que  o Instituto Chico Mendes incorporou a Fazenda Trijunção ao Parque Nacional Grande Sertão Veredas. Se estivesse vivo, Graciliano Ramos agradeceria penhorado! 

Redação ((o))eco ·
10 de fevereiro de 2011 · 13 anos atrás

 

De volta de uma longa e penosa viagem, começo a botar minha leitura atrasada em dia. Li hoje aqui em OECO, um post recente informando que  o Instituto Chico Mendes incorporou a Fazenda Trijunção ao Parque Nacional Grande Sertão Veredas (http://www.oeco.com.br/salada-verde/24667-grande-sertao-veredas-826-hectares-desapropriados).  
Não posso deixar de comentar e elogiar o evento. Está de parabéns o Instituto Chico Mendes. Estive na Trijunção há dez anos atrás. Na ocasião fiquei impressionado de ver que seu manejo, do ponto de vista da conservação, deixava a maioria dos Parques Nacionais do Brasil no chinelo. Havia ali um programa consistente de reintrodução de espécies nativas, fiscalização atuante e diversas pesquisas em andamento. Fui acompanhado na visita por dois diretores de Parques Nacionais sul-africanos- que ficaram encantados com a Fazenda- e pelo consultor contratado pela propriedade para orientar suas atividades de manejo. Esse consultor,  pela experiência e conhecimento que tem, mostra por si só a seriedade do projeto executado na Trijunção:.era Eduardo Martins, ex-presidente do WWF-Brasil e do IBAMA.
Bato palmas para a iniciativa e arrisco a afirmar que o Parque Nacional Grande Sertão Veredas não só ficou maior com a desapropriação. Ficou também MUITO MELHOR.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.