Beto Mesquita
Engenheiro Florestal, doutor em Ciências Ambientais e Florestais. Diretor de Políticas e Relações Institucionais da BVRio.

Sejamos patriotas

Beto Mesquita
segunda-feira, 7 setembro 2020 8:45
Sejamos patriotas. Foto: Hugo Martins/Flickr.

De acordo com os dicionários, patriota é uma pessoa que ama a sua pátria. Mas não apenas. Ainda de acordo com os dicionários, patriotas são todas as pessoas que se esforçam para serem úteis à sua pátria, agindo em seu favor ou na sua defesa. Neste 7 de Setembro, uma data comemorativa fortemente relacionada aos símbolos pátrios, símbolos estes que parecem ter sido sequestrados e distorcidos, nada melhor do que exemplos reais para demonstrar o real significado do que é ser patriota. Patriotas são as pessoas que se esforçam para serem úteis à sua pátria, agindo em defesa não dos seus próprios interesses, mas sim do interesse coletivo. São aqueles que se posicionam, por palavras e por atos, em defesa do bem comum.

Podemos também usar os símbolos nacionais para demonstrar exemplos práticos de como sermos patriotas. A Constituição Brasileira, no seu Artigo 13, define como símbolos da República Federativa do Brasil a bandeira, o hino, o brasão e o selo nacionais. Destes quatro, vamos tomar o primeiro, a Bandeira Nacional, para simbolicamente representar o que é ser patriota no Brasil.

Nossa bandeira tem quatro cores. O verde simboliza nossas florestas, nossos ecossistemas naturais, que abrigam uma das mais exuberantes e ricas biodiversidade do planeta. Como nos lembra nosso Hino Nacional, outro dos símbolos da pátria, o Brasil é um país “gigante pela própria natureza”. Ser patriota é agir em defesa das florestas! Mas não apenas delas. Ser patriota é respeitar os direitos dos povos e comunidades tradicionais que dependem diretamente das nossas florestas para sobreviver, é reconhecer e valorizar o modo de vida e a cultura histórica destes grupos, historicamente entre os mais perseguidos e vulneráveis da nossa sociedade. É proteger e lutar pela vida das pessoas que dedicam suas próprias vidas, como patriotas que também são, a lutar pela defesa das florestas.

Somos patriotas ao pensar, falar e agir colocando o interesse dos cidadãos que protegem as florestas acima dos interesses dos que anseiam por sua destruição. Porque florestas protegidas não beneficiam apenas quem, patrioticamente, as protege. Proteger florestas, assegurar o verde da nossa bandeira, é um ato patriótico que gera benefícios para todos os brasileiros, mesmo aqueles que pensam que não dependem delas para sobreviver. Destruir uma floresta ou considerar que ela atrapalha o desenvolvimento do país, isso sim é um ato e um pensamento antipatrióticos.

Nossa bandeira tem quatro cores. O amarelo simboliza nossas riquezas minerais, nosso ouro, nossos diamantes, nossa bauxita, nosso ferro, nosso nióbio e tantos outro minérios que fazem do Brasil um dos países mais ricos do mundo. Ser patriota é agir em defesa das nossas riquezas minerais. Ser patriota é assegurar que sua exploração se dê de maneira adequada, gerando desenvolvimento para nosso povo e divisas para nossa pátria.

“Somos patriotas ao desejar e agir para que nossas riquezas minerais sejam protegidas dos interesses internacionais.”

Somos patriotas ao desejar e agir para que nossas riquezas minerais sejam protegidas dos interesses internacionais. É lutar para que sua exploração não se dê em detrimento dos direitos dos povos originais que vivem, há séculos, sobre o solo que as guarda. Ser patriota é não querer compartilhar ou entregar estas riquezas a outros países. Aqueles que sobrepõem os interesses minerários aos direitos dos povos que aqui já estavam, mesmo antes de sermos uma pátria, estes sim são os antipatriotas.

Nossa bandeira tem quatro cores. O azul simboliza nosso céu, nosso mar e nossos rios. Ser patriota é lutar para que nosso céu não seja ofuscado pela poluição. Ser patriota é agir em defesa dos nosso mar e de todas as formas de vida que dele dependem. Patriota é aquele que protege os rios, as nascentes, os aquíferos. Patriotas são todos os que dedicam suas vidas a lutar contra todas as formas de contaminação e degradação da nossa atmosfera, do nosso céu e das nossas águas.

Somos patriotas quando entendemos que um céu poluído afeta a saúde humana. Um patriota sabe que nossa atmosfera depende de uma camada de gases que formam uma espécie de estufa, que nos aquece e nos protege, mas também sabe que esta camada se engrossa quando poluímos nossos céus. Um verdadeiro patriota toma para si os compromissos que sua pátria assumiu com as outras pátrias com as quais compartilhamos este planeta, para que nenhum patriota de nenhuma pátria sofra as consequências dessa poluição.

Nós, verdadeiros patriotas, não permitiremos que os recursos pesqueiros dos nossos mares sejam explorados além da sua capacidade de reposição. Um patriota respeita as regras e os locais de pesca, porque reconhece que estas regras asseguram a proteção desses recursos e os direitos dos que deles dependem. Somos patriotas ao não poluir e não permitir que se poluam os rios, ao não autorizar e nem aceitar que as florestas que os protegem sejam derrubadas. Somos patriotas ao sermos ativos nos esforços para recuperação das florestas, especialmente aquelas nas margens dos rios e ao redor das nascentes, que garantem a saúde e a perenidade dos nossos mananciais, essenciais para nosso bem-estar e prosperidade.

“Somos patriotas ao sermos ativos nos esforços para recuperação das florestas”.

Nossa bandeira tem quatro cores. O branco simboliza a paz. Ser patriota é promover a cultura de paz. Ser patriota é tratar como irmãos todos os demais patriotas, mesmo aqueles que porventura pensem diferente de nós. Afinal, pode haver diferentes maneiras de se defender a pátria, da mesma forma como há muitas maneiras de se fingir de patriota. Um patriota nunca impõe ao coletivo seus próprios interesses ou seu modo de ser patriota.

Somos patriotas quando exaltamos a diversidade do nosso povo, quando respeitamos quem pensa, age, ama ou se comporta de maneira diferente da nossa. Um patriota jamais deseja eliminar os diferentes, nunca pregará, nem por metáforas, o fuzilamento de compatriotas adversários. Afinal, pregar hostilidades, segregação e violência entre patriotas é um caso exemplar de antipatriotismo.

Neste 7 de setembro, sejamos todos verdadeiros patriotas! Vamos assumir um compromisso, como cidadãos e cidadãs de uma nação livre e senhora dos seus destinos, de zelar pelos símbolos pátrios. Não apenas pelos símbolos em si, mas pela natureza, pelo patrimônio natural e cultural que neles se encerram: Nossas florestas, nossas riquezas minerais, nosso céu, nossas águas e nossa paz.

 

As opiniões e informações publicadas na área de colunas de ((o))eco são de responsabilidade de seus autores, e não do site. O espaço dos colunistas de ((o))eco busca garantir um debate diverso sobre conservação ambiental.

 

Leia Também 

Viva o Dia Nacional das RPPNs! Porque a natureza é nosso maior patrimônio

O naufrágio da área ambiental brasileira

Conseguirão os parques e reservas brasileiros sobreviver ao governo Bolsonaro?

 

2 comentários em “Sejamos patriotas”

  1. O patriota autor do texto prega o respeito aos outros, mas fica subentendido (vamos fingir que não é explícito…) que pra ele os patriotas tem que rezar a cartilha dele.
    Esses mesmos patriotas criticam os estrangeiros quanto à exploração de recursos no país, mas apelam para Gretas, Macrons, Dicaprios, Gores da vida chorando pela intervenção internacional pra salvar "nossa" Amazônia.

    Responder
  2. Água é pop, água é tech, água é tudo.

    Patriotismo sim, para defender nosso Patrimônio Brasileiro.
    Sobre "exploração de recursos no país, por estrangeiros", isto já ocorre. Sai toneladas de ouro por aviões, barcos e carros deste país, e deixam para nós toneladas de mercúrio cancerígenos para todos ( mamíferos (inclusive nós Humanos), peixes, insetos, aves, plantas,……)
    Somente um exemplo. E os guardiões das fronteiras, onde estão no agora e passado.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.