Colunas

Filhos: Por que não tê-los

Apesar do preconceito, cresce o movimento contra a procriação humana. Como a nossa lotação do mundo esgotou-se há tempos, a novidade parece muito sensata.

24 de junho de 2005 · 19 anos atrás

Fiquei aliviada quando abri a revista dominical de O Globo, no domingo retrasado. Reportagem de Fernanda Duarte, correspondente em Londres, conta que cresce no Reino Unido e na América do Norte o movimento contra a procriação. Enquanto isso, no Vaticano, o novo papa recrimina os anticoncepcionais – velha tese da Igreja, cujo método anticoncepcional preferido, pelo menos oficialmente, sempre foi a abstinência.

Obviamente, por questões culturais, religiosas e até biológicas, o movimento é polêmico e tem gerado revolta. Eu, que nunca senti vontade de engravidar, devorei o texto da revista com jeito e cara de quem encontrou sua tribo. Segundo as estatísticas do Censo Nacional de 2001, no Reino Unido, uma entre cinco mulheres britânicas aderiu a um movimento que anda ganhando força. No mundo ocidental, calcula-se que de 16% a 25% dos casais hoje não queiram mais ver berços e mamadeiras pela casa.

Por milhares de vezes, já tive vergonha de assumir em público que não sinto vontade de gerar um bebê. A “platéia” sempre reage mal e se algum imbecil fizer parte da roda, certamente vai fazer a seguinte pergunta: “Por que? Você não gosta de crianças?”. É constrangedor e irritante. Procriar virou uma imposição da sociedade. Optar por não ter filhos é quase um crime. Tanto é que num dos depoimentos publicados na reportagem, uma das sem-filhos entrevistada prefere não citar seu sobrenome. Cansou-se de ouvir gente chamando-a de egoísta quando diz que não pretende engravidar. A decisão foi tomada por ela e pelo marido, com quem está casada há sete anos.

Bom, além de achar que casais podem ser felizes sem filhos, acredito que a procriação do homem está absolutamente descontrolada e inteiramente voltada para a satisfação pessoal. Ao contrário dos outros animais, o homem há muito se reproduz mais para se auto-perpetuar do que perpetuar sua espécie. A produção de bebês faz parte de um processo natural da existência humana. Mas ele tem mais a ver com a nossa própria reprodução individual. O culto à hereditariedade impõe uma cegueira. Mal nos importamos com a extinção que ameaça milhares de exemplares da nossa raça. Nem com a superpopulação que afeta a qualidade de vida na Terra. Apenas queremos nossos filhos.

O cúmulo dessa situação contraditória acontece quando casais incapazes de gerar uma criança recorrem a milagres científicos para ter filhos. Desconsideram a possibilidade de uma adoção – que poderia ajudar a preservar um semelhante – e a situação de “lotação esgotada” na qual vivemos. Trigêmeos e quadrigêmeos estão aí para contar esta história. Eles são fabricados através de um processo induzido, à base de medicações e muita perseverança.

A coisa fica em no mínimo R$ 12.000. Além disso, as mulheres que engravidam através de tratamentos de fertilização têm, em média, 30% de chance de ter bebês gêmeos. Por outro lado, o número de crianças adotadas no Brasil caiu 19% em comparação à média anual no ano passado, de acordo com a Folha de S.Paulo. Em 2003, foram 5.654 casos, contra a média de 6.970 crianças adotadas por ano, de acordo com os tribunais de Justiça e as varas de Infância e Juventude de 14 dos 26 Estados brasileiros.

Hoje, a adoção é quase sempre a última opção, um prêmio de consolo para quem não conseguiu fabricar seus próprios clones.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.