Vídeos

Vídeo: Qual o impacto das concessões nos parques nacionais? Por Fernando Sousa

Em vídeo, diretor de sustentabilidade do Grupo Cataratas conta como a concessão privada facilita à visitação pública e a melhoria da economia local

Daniele Bragança · Márcio Lázaro ·
18 de novembro de 2018 · 5 anos atrás
Estrutura de acesso às Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, Paraná. Foto: Rafaela Vendrametto Granzotti/Wikiparques.

Permitir que a iniciativa privada explore serviços de ecoturismo dentro das unidades de conservação não apenas desobriga o governo a fornecer o serviço, como garante uma melhoria na infraestrutura que amplia o público dessas áreas protegidas, deixando para os servidores públicos a gestão da área em si e a pesquisa, e não o controle de venda da bilheteria.

O estacionamento, recepção e orientação de visitantes, hotelaria, venda de souvenires com a marca dos parques nacionais, alimentos e bebidas ficam a cargo de um grupo privado, escolhido através de licitação. Os parques nacionais da Tijuca, Iguaçu e Noronha já são concedidos há alguns anos e colhem o resultado disso. Os três parques, concedidos ao Grupo Cataratas, figuram entre as unidades mais visitadas do país.

Segundo Fernando Sousa, diretor de sustentabilidade do Grupo Cataratas, uma concessão de um parque nacional à iniciativa privada pode ser a forma ideal para que se encontre formas mais dinâmicas de uso do parque, além do fortalecimento da economia no entorno das áreas protegidas.

Leia Também

Reflexões sobre as concessões em parques

Governo regulamentará concessão privada em parques

ICMBio deslancha processo de concessões de negócios em UCs federais

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

  • Márcio Lázaro

    Jornalista, repórter cinematográfico, editor de vídeo e imagens, mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ).

Leia também

Notícias
6 de agosto de 2018

ICMBio deslancha processo de concessões de negócios em UCs federais

Em vídeo, a coordenadora Larissa Moura Diehl conta como vai o programa para conceder serviços privados que facilitam e dão conforto à visitação pública

Notícias
17 de setembro de 2017

Governo regulamentará concessão privada em parques

Proposta já está na Casa Civil e, segundo o Ministério do Meio Ambiente, dará segurança jurídica para contratos de uso público em Unidades de Conservação

Análises
24 de setembro de 2014

Reflexões sobre as concessões em parques

O governo consegue até recursos para investir em UCs, mas mantê-las exige um fluxo de receita seguro, que pode vir de concessões de serviços.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.