Vídeos

Vídeo: Qual a importância dos aquários para a conservação? Por Marcelo Szpilman

O diretor-presidente do AquaRio explica como os bons aquários têm um papel importante para a manutenção da vida marinha a na formação de novos ambientalistas

Daniele Bragança · Márcio Lázaro ·
31 de outubro de 2018 · 5 anos atrás
Cardumes no AquaRio. Foto: Márcio Lázaro.

O que aquários e zoológicos têm em comum? mais do que o senso comum pensa. A parte conhecida dos dois estabelecimentos é a visitação. Mas o que acontece fora da área de uso público é mais importante para a conservação. Trata-se da pesquisa e da conservação de espécies ameaçadas de extinção.

Pensados para servir de vitrine para o público conhecer espécies que só os mergulhadores costumam contemplar em seu habitat, os bons aquários — é preciso frisar o bom –, tem um papel essencial na reprodução em cativeiro de espécies ameaçadas, por exemplo. É o que explica o biólogo marinho Marcelo Szpilman, idealizador e realizador do Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio) e atualmente seu diretor-presidente.

Maior aquário marinho da América do Sul, o AquaRio possui 26 mil metros quadrados de área construída e cinco andares. Ao todo, são 4,5 milhões de litros de água salgada e mais de cinco mil animais de 350 espécies diferentes.

Leia Também

Zoos e aquários têm papel importante na conservação

Vídeo: O que é mito da natureza inesgotável no Brasil? por José Augusto Pádua

Vídeo: Qual a importância da reprodução em cativeiro do pato-mergulhão? por Camila Piovani

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

  • Márcio Lázaro

    Jornalista, repórter cinematográfico, editor de vídeo e imagens, mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ).

Leia também

Vídeos
9 de setembro de 2018

Vídeo: Qual a importância da reprodução em cativeiro do pato-mergulhão? por Camila Piovani

Filhotes nasceram em cativeiro, sem ajuda humana. Experiência na reprodução em cativeiro pode salvar a espécie, criticamente em perigo de extinção

Vídeos
30 de setembro de 2018

Vídeo: O que é mito da natureza inesgotável no Brasil? por José Augusto Pádua

Neste vídeo, o professor da UFRJ especialista em história natural explica as consequências deste mito e por que devemos abandoná-lo

Análises
28 de maio de 2013

Zoos e aquários têm papel importante na conservação

Os críticos dos zoológicos esquecem do papel que essas instituições desempenham na conservação e recuperação de espécies ameaçadas.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Ingrid diz:

    Reprodução em cativeiro sem programa de soltura não adianta nada para conservação. Um animal em cativeiro é absolutamente irrelevante para a natureza, visto que não cumpre o seu papel biológico. É só conversa fiada para poder confinar os animais para ganhar dinheiro.