Vídeo: O que é restauração florestal? por Renato Crouzeilles
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Vídeo: O que é restauração florestal? por Renato Crouzeilles

Márcio Lázaro (texto e vídeo)
domingo, 20 outubro 2019 20:00
Mudas usadas para reflorestar a Floresta Nacional Sacará-Taquera, em Oriximiná-PA. Foto: Marcio Isensee e Sá.

Como melhorar a condição de vida das pessoas, evitar a extinção de espécies, mitigar o efeito das mudanças climáticas, melhorar a qualidade da água consumida pela população e evitar a erosão dos solos? De acordo com o professor e pesquisador Renato Crouzeilles, tudo isso pode ser feito através de técnicas de restauração de ecossistemas.

Escolhido como assunto prioritário da ONU para a próxima década, a restauração de ecossistemas, sejam florestais ou não-florestais, vem ganhando agenda nos países. O Brasil possui política pública formalizada em lei (Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa) e se comprometeu a recompor 12 milhões de hectares de vegetação nativa até 2030, como parte dos compromissos assumidos no Acordo de Paris. É um dos países que dominam as técnicas de restauração, tendo já restaurado cerca de 700 mil hectares só na Mata Atlântica entre os anos de 2011 e 2015.

Os desafios, os custos e as oportunidades da restauração de ecossistemas para a economia, o meio ambiente e para a sustentabilidade é o tema do nosso novo vídeo da série Pense Verde.

Renato Crouzeilles é Doutor em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Univesity of Queensland e na Australian National University, ambas na Austrália. Atualmente é Pesquisador Associado do IIS – Instituto Internacional para Sustentabilidade.