Vídeo: O que é limpeza subaquática? por Ricardo Gomes
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Vídeo: O que é limpeza subaquática? por Ricardo Gomes

Daniele Bragança (Texto), Márcio Lázaro (Vídeo e Edição)
quinta-feira, 31 outubro 2019 19:41
O lixo que vai parar nos oceanos afeta de inúmeras maneiras a vida marinha. Foto: Pixabay.

O lixo virou parte da paisagem encontrada no mar, independentemente de onde se mergulha. Mesmo que a praia esteja limpa, provavelmente haverá resíduo debaixo d’água, afetando e interagindo com a fauna marinha. 

A técnica de limpeza subaquática é relativamente simples. Envolve localizar o resíduo e retirar o que já não foi tomado pela fauna marinha associada, como esponjas e corais. Um pneu abandonado no mar, por exemplo, pode ter se transformado em casa de alguma espécie. Um exame mais detalhado decidirá se vale a pena retirar.  

Já outros tipos de resíduos, como sacolinhas plásticas ou redes de pesca fantasmas, não precisam de análises para decidir se vale a pena tirar ou não. Elas não deveriam estar ali. As redes de pescas, além de continuar pescando indefinidamente a fauna marinha, são perigosas para humanos pelo potencial de enroscar e prender a pessoa. Deve ser retirada por mergulhadores mais experientes. 

Limpeza x consumo

Limpar o fundo do mar é tão importante quanto a praia, mas continua sendo medida paliativa se não diminuirmos a produção e consumo desses resíduos 

Como lidar com o lixo marinho, transformando o lixo em uma espécie de bandeira para chamar atenção para outros estresses que afetam o oceano, faz parte do trabalho desenvolvido pelo biólogo e documentarista Ricardo Gomes, do Instituto Baía Urbana, que desenvolve todo mês a limpeza subaquática na praia da Urca, no Rio de Janeiro, como parte do seu programa de educação ambiental. 

Para Ricardo, mais do que limpar a praia, entender o reflexo do consumo humano sobre o ambiente é um dos caminhos para criar modos de lidar com o problema. 

 

Leia Também 

Vídeo: Como resolver o problema do lixo no mar? por Alexander Turra

Lixo que caiu de contêineres atinge o Refúgio de Alcatrazes

No Dia Mundial da Água, governo lança Plano de Combate ao Lixo no Mar

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.