Vídeos

Vídeo: Como resolver o problema do lixo no mar? por Alexander Turra

O biólogo e professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo aponta caminhos para resolver a poluição marinha por resíduos sólidos

Daniele Bragança · Márcio Lázaro ·
6 de maio de 2018 · 6 anos atrás
Foto: Andrew Martin/Pixabay.

Embalagens plásticas, sacolas, cotonetes, isopor… Em um mundo onde parte considerável do esgoto é jogado diretamente no mar, sem tratamento, e que produz bens acima dos limites de absolvição do próprio planeta, o lixo no mar entrou na pauta dos problemas ambientais mais urgentes do século.

O lixo que está na superfície é apenas a ponta do iceberg da problemática do lixo no mar, onde a maior parte está no fundo e já atinge todos os países que têm litoral. E a solução não é simples, como explica o biólogo Alexander Turra, que participa da elaboração do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar.

Doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campina, Alexander Turra é professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e atua nas áreas de Ecologia Marinha e Gerenciamento Costeiro.

Leia Também

Ártico é ralo global de lixo plástico, dizem cientistas alemães

Estudo mapeia o lixo jogado nos oceanos

Lixo que caiu de contêineres atinge o Refúgio de Alcatrazes

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

  • Márcio Lázaro

    Jornalista, repórter cinematográfico, editor de vídeo e imagens, mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ).

Leia também

Notícias
27 de agosto de 2017

Lixo que caiu de contêineres atinge o Refúgio de Alcatrazes

Este é o primeiro acidente ambiental que atinge o santuário marinho desde a criação da Unidade de Conservação, há um ano. ICMBio teme que fauna marinha ingira plástico

Notícias
6 de novembro de 2015

Estudo mapeia o lixo jogado nos oceanos

Especialistas suíços estão mapeando a sujeira que polui os mares, para onde afirmam que vai 10% de todo o plástico produzido no mundo.

Notícias
25 de abril de 2018

Ártico é ralo global de lixo plástico, dizem cientistas alemães

Estudo detecta concentração de microplásticos no gelo marinho três vezes maior do que se imaginava; degelo e aumento de atividades humanas na região deve agravar o quadro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.