Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Vídeo: Como o indivíduo pode ser parte da solução dos problemas ambientais? por Samyra Crespo

Daniele Bragança (Texto), Márcio Lázaro (Vídeo e Edição)
quinta-feira, 27 dezembro 2018 21:09
De um em um: 7 bilhões. Foto: Pixabay.

A lenda do beija-flor tentando apagar o incêndio na floresta apela para a consciência. Pelo menos a pequena ave fez sua parte. Sozinho, com um bico tão pequeno, seu esforço era em vão, mas o exemplo foi replicado pelo restante do grupo que habitava a floresta. Juntos, eles apagam incêndio. A fábula do beija-flor casa com o dilema do homem moderno. Sozinho, pouco pode fazer para combater os grandes problemas ambientais que assolam a humanidade. E por isso o cidadão prefere transferir para os governos, as empresas e os organismos transnacionais o papel de cuidar do meio ambiente.

Errado o cidadão não está: as empresas e os governos podem mais do que ele. Mas seus hábitos, individualmente, fazem tanto bem quanto mal, basta colocar a demografia na conta.

“Pequenas ações predadoras, na escala planetária, criam um problema planetário. Mas pequenas soluções individuais, em escala, também criam soluções planetárias”, explica a pesquisadora Samyra Crespo, que coordenou cinco pesquisas que traçaram o perfil do que pensa o brasileiro sobre meio ambiente.

Assista:

Doutora em História Social da Educação (USP), pesquisadora titular do MCTI, Samyra Crespo atua na área de História da Ciência Brasileira, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Foi pesquisadora do ISER e presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.