Salada Verde

Senadores querem instaurar CPI da crise ambiental

A comissão parlamentar de inquérito investigará  o desmonte da governança ambiental no âmbito do poder executivo, especialmente os relacionados às queimadas

Daniele Bragança ·
23 de setembro de 2020 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) conseguiu 29 assinaturas para instaurar a CPI da crise ambiental. Foto: Agência Senado.

O Senado deve instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o desmonte da governança ambiental no âmbito do poder executivo e as queimadas na Amazônia e no Pantanal. A iniciativa é encabeçada pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), coordenadora da Frente Ambientalista no Senado, que conseguiu obter 29 assinaturas para a criação do colegiado. 

A senadora avaliou que o discurso de Bolsonaro na ONU incentivou os senadores da Casa a apoiar a instalação da CPI. “A verdade é que a melhor legislação sobre o meio ambiente não está respeitando as regras de preservação da natureza no Brasil”, afirmou.

“O Senado Federal está mobilizado para agir. Não se trata de investigar uma política de governo, mas uma não política que coloca em risco nosso presente e nosso futuro. Esta Casa não está alheia a todo esse desmonte da governança ambiental do País, pois os efeitos já se fazem sentir, como evidenciam as queimadas descontroladas na Amazônia e no Pantanal. O Senado Federal está disposto a instalar a CPI que é o mais forte instrumento de investigação legislativa, usando todos os poderes nela investidos pela Constituição, buscar chegar ao fundo do problema e impedir que haja qualquer ameaça ao Estado Democrático de Direito, garantidor de direitos fundamentais”, conclui a parlamentar.

O próximo passo para que a CPI inicie os trabalhos é a leitura do requerimento em plenário pelo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Em seguida, os líderes dos partidos precisam indicar os membros da Comissão.

Confira quem assinou

Eliziane Gama (Cidadania-MA) ;Lasier Martins (Podemos-RS); Styvenson Valentim (Podemos-RN); Randolfe Rodrigues (Rede-AP); Veneziano (PSB-PB); Paulo Rocha (PT-PA); Leila Barros (PSB-DF); Renan Calheiros (MDB-AL); Plinio Valerio (PSDB-AM); Weverton (PDT-MA);  Kajuru (Cidadania-GO); Major Olímpio (PSL-SP); Alessandro Vieira (Cidadania-SE); Reguffe (Podemos-DF); Zenaide Maia (Pros-RN);  Irajá (PSD-TO); Fernando Collor (Pros-AL); Marcos do Val (Podemos-ES); Welliton Fagundes (PL-MT); Fabiano Contarato (Rede-ES); Luiz do Carmo (MDB-GO); Jean paul Prates (PT-RN); Romário (Podemos-RJ); Lucas Barreto (PSD-AP); Eduardo Braga (MDB-AM); Mara Gabrilli (PSDB-SP); Paulo Paim (PT-RS); Jacques Wagner (PT-BA); Humberto Costa (PT-PE).

*André Phellipe, da Agência Regra dos Terços, especial para ((o))eco.

 

Leia Também 

Em audiência pública no STF, Maia cobrou mais empenho do Executivo nas pautas ambientais

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
21 de setembro de 2020

Em audiência pública no STF, Maia cobrou mais empenho do Executivo nas pautas ambientais

Maia criticou o Executivo e garantiu que o Legislativo tem dado ao governo todas as condições de combater os desastres ambientais

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.