Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Salles assina cessão de parque urbano para prefeitura de Florianópolis

Duda Menegassi
quarta-feira, 24 junho 2020 15:49
Ministro do Meio Ambiente firmou a renovação da cessão da área do Parque para o Município e assumiu compromisso de transferência definitiva do espaço. Foto: Cristiano Andujar/PMF.

Na última segunda-feira (22), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, participou de um evento para celebrar a renovação da cessão de uso gratuito do Parque Ecológico de Córrego Grande, em Florianópolis, à prefeitura da cidade por mais 5 anos. O parque municipal, criado em 2014, está em território da União, o que exige a cessão do Ministério do Meio Ambiente. O último contrato havia se encerrado em maio de 2019 e desde então, houve especulações de que o parque urbano poderia ser privatizado. Na direção contrária, o ministro anunciou durante o evento que pretende fazer a concessão definitiva à prefeitura de Florianópolis.

“O presidente usa sempre o lema: mais Brasil e menos Brasília. Nesse caso, menos Brasília, mais Florianópolis. Nós vamos tomar as medidas jurídicas para que a concessão seja concedida em caráter definitivo e não seja mais necessário ter que ficar renovando a cessão, por ora, está renovada a cessão, esse importante patrimônio da cidade continua com a cidade”, declarou Salles durante a cerimônia. O próximo passo para a cessão definitiva é elaborar um Projeto de Lei, que deverá ser feito através do Ministério do Meio Ambiente.

A demora de um ano para renovar a cessão e o medo de que o parque fosse parar nas mãos da iniciativa privada e de que o acesso à área pudesse começar a ser cobrado, levou os moradores a iniciar um abaixo-assinado, que coletou mais de 54 mil assinaturas pedindo pela renovação por parte do Ministério.

O evento ocorreu no próprio parque e contou com a participação do prefeito da cidade, Gean Loureiro.  “Foi uma vitória da comunidade que se uniu em prol do meio ambiente. O Parque do Córrego Grande é de Florianópolis. A nossa cidade precisa dele”, comentou Loureiro.

O parque possui 21 hectares e, de acordo com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério do Meio Ambiente, recebe diariamente a visita aproximadamente de 800 pessoas.

2 comentários em “Salles assina cessão de parque urbano para prefeitura de Florianópolis”

  1. 21 hectares! Não é assunto pra União mesmo, repassa logo pra Prefeitura. Mesma coisa pra várias pequenas UCs federais que seriam de mais valia para os Estados e Municípios, que poderiam melhor administrá-las, aliviando a União para cuidar melhor das restantes.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.