Salada Verde

Salles assina cessão de parque urbano para prefeitura de Florianópolis

Ministro do Meio Ambiente participou de evento para renovar a concessão de uso do Parque Ecológico de Córrego Grande por mais 5 anos à prefeitura

Daniele Bragança ·
24 de junho de 2020 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Ministro do Meio Ambiente firmou a renovação da cessão da área do Parque para o Município e assumiu compromisso de transferência definitiva do espaço. Foto: Cristiano Andujar/PMF.

Na última segunda-feira (22), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, participou de um evento para celebrar a renovação da cessão de uso gratuito do Parque Ecológico de Córrego Grande, em Florianópolis, à prefeitura da cidade por mais 5 anos. O parque municipal, criado em 2014, está em território da União, o que exige a cessão do Ministério do Meio Ambiente. O último contrato havia se encerrado em maio de 2019 e desde então, houve especulações de que o parque urbano poderia ser privatizado. Na direção contrária, o ministro anunciou durante o evento que pretende fazer a concessão definitiva à prefeitura de Florianópolis.

“O presidente usa sempre o lema: mais Brasil e menos Brasília. Nesse caso, menos Brasília, mais Florianópolis. Nós vamos tomar as medidas jurídicas para que a concessão seja concedida em caráter definitivo e não seja mais necessário ter que ficar renovando a cessão, por ora, está renovada a cessão, esse importante patrimônio da cidade continua com a cidade”, declarou Salles durante a cerimônia. O próximo passo para a cessão definitiva é elaborar um Projeto de Lei, que deverá ser feito através do Ministério do Meio Ambiente.

A demora de um ano para renovar a cessão e o medo de que o parque fosse parar nas mãos da iniciativa privada e de que o acesso à área pudesse começar a ser cobrado, levou os moradores a iniciar um abaixo-assinado, que coletou mais de 54 mil assinaturas pedindo pela renovação por parte do Ministério.

O evento ocorreu no próprio parque e contou com a participação do prefeito da cidade, Gean Loureiro.  “Foi uma vitória da comunidade que se uniu em prol do meio ambiente. O Parque do Córrego Grande é de Florianópolis. A nossa cidade precisa dele”, comentou Loureiro.

O parque possui 21 hectares e, de acordo com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério do Meio Ambiente, recebe diariamente a visita aproximadamente de 800 pessoas.

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. valorize o SISNAMA diz:

    21 hectares! Não é assunto pra União mesmo, repassa logo pra Prefeitura. Mesma coisa pra várias pequenas UCs federais que seriam de mais valia para os Estados e Municípios, que poderiam melhor administrá-las, aliviando a União para cuidar melhor das restantes.