Download PDF

Botos na Baía de Guanabara. Foto: Daniele Bragança.

Uma combinação de arte, saber científico, ilustrações e uma linguagem simples. Se você tinha dificuldade em distinguir mamíferos aquáticos como baleia, orca, golfinho ou boto, saiba que o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), ligado ao ICMBio, lançou o Guia Ilustrado de Identificação de Cetáceos e Sirênios do Brasil, para tornar mais fácil para os leigos e amantes da natureza identificar estes animais.

No guia, o leitor poderá encontrar informações como: tipos de nadadeiras (dorsal, caudal, peitoral), características da cabeça e do rosto, peso, medidas, hábitos alimentares, além das principais ameaças às espécies e o mapa de distribuição dos mamíferos no Brasil.

A publicação é destinada a unidades de conservação costeiras, marinhas e de águas interiores e às instituições que lidam com mamíferos aquáticos. O guia recebeu apoio financeiro do ICMBio, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF Mar).

*Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMBio.

Guia Ilustrado de Identificação de Cetáceos e Sirênios do Brasil

O Guia é ilustrado, com linguagem simples e didática.