Salada Verde

Rodrigo Maia autoriza criação de CPI para investigar manchas de óleo

Colegiado será composto por 84 membros entre titulares e suplentes. Comissão terá como função avaliar as medidas que estão sendo tomadas pelos órgãos competentes

Sabrina Rodrigues ·
18 de novembro de 2019 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Despacho da criação da CPI precisa ser lido em Plenário da Câmara para que depois os líderes indiquem os integrantes da comissão. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, autorizou nesta segunda-feira (18) a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a origem das manchas de óleo espalhadas pelo litoral nordestino desde agosto. O despacho que determina a criação da CPI ainda tem que ser lido em Plenário para que depois os líderes dos partidos façam a indicação dos nomes que integrarão o colegiado. 

A Comissão terá como função avaliar as medidas que estão sendo tomadas pelos órgãos competentes, apurar responsabilidades pelo derramamento de óleo e propor ações que mitiguem ou cessem os atuais danos e a ocorrência de novos acidentes.

A CPI do óleo, como já está sendo chamada, deverá ser composta de 34 membros titulares e igual número de suplentes para integrar o grupo. O prazo de conclusão dos trabalhos é de 120 dias, prorrogáveis por mais 60. As atividades podem ser feitas durante o recesso parlamentar.

As manchas de óleo começaram a surgir no dia 30 de agosto na Paraíba e desde lá se espalharam pelos nove estados do Nordeste atingindo 643 localidades, segundo dados do Ibama atualizados até a data de hoje.

As manchas de óleo já chegaram na região sudeste. No dia 8 de novembro, foram encontrados fragmentos na praia de Guriri, no município de São Mateus, no Espírito Santo. Especialistas aguardam a chegada do óleo no Rio de Janeiro para os próximos dias. 

 

Leia Também

Fragmentos de óleo são encontrados na Rebio de Comboios, no Espírito Santo

Quais são os riscos de entrar em contato com as manchas de óleo no Nordeste?

MPF quer que governo se reúna com estados para conter óleo

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Salada Verde
11 de novembro de 2019

MPF quer que governo se reúna com estados para conter óleo

Pedido é para que a justiça obrigue encontro. No documento, procurador da República cita carta de governadores manifestando insatisfação

Notícias
10 de novembro de 2019

Quais são os riscos de entrar em contato com as manchas de óleo no Nordeste?

Pesquisadores de universidades, ONGs e Fiocruz-PE alertam sobre as consequências de frequentar praias e consumir pescados e mariscos no litoral nordestino

Salada Verde
14 de novembro de 2019

Fragmentos de óleo são encontrados na Rebio de Comboios, no Espírito Santo

Secretário de Meio Ambiente de Linhares afirma que os ninhos das tartarugas não foram atingidos. Barreiras serão instaladas para que óleo não chegue ao Rio Doce

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.