Salada Verde

Projeto sobre atropelamento de fauna será votado no plenário

Proposta que pretende reduzir as mortes de animais em estradas acaba de ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara

Daniele Bragança ·
4 de outubro de 2017 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
A rodovia BR-101 recorta a Reserva Biológica de Sooretama e é a principal ameaça à fauna silvestre da região. Foto: Frederico Pereira.
A rodovia BR-101 recorta a Reserva Biológica de Sooretama, no Espírito Santo, e é a principal ameaça à fauna silvestre da região. Foto: Frederico Pereira.

Na data em que se comemora o dia dos animais, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou o relatório do projeto de lei 466/2015, que tem uma proposta audaciosa: reduzir o número de atropelamento de fauna no país. Com a aprovação, projeto vai direto para o plenário da casa. A matéria já passou por três comissões.

O atropelamento de fauna é uma das maiores causas de mortes de vertebrados no país. Segundo estimativas do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), todo ano são atropelados 475 milhões de animais vertebrados nas estradas do Brasil.

De autoria do deputado Ricardo Izar (PP-SP), o projeto determina a criação de um cadastro nacional de acidentes com animais silvestres e uma fiscalização constante nas áreas de maior incidência desses problemas. Outra medida proposta é a criação de passagens aéreas ou subterrâneas para a fauna, tais como passagens aéreas ou subterrâneas, passarelas, pontes, cercas e refletores, além da instalação de sinalização e redutores de velocidade em áreas de maior incidência de atropelamentos.

 

Leia Também

Projeto de lei quer reduzir atropelamento de animais

Atropelamento de fauna passa a ser pauta urgente

O pesquisador que quer salvar animais com um celular

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Análises
16 de setembro de 2013

O pesquisador que quer salvar animais com um celular

As estradas brasileiras matam não só gente como milhões de animais por ano. Pesquisas e uso de tecnologia podem ajudar a conter o problema.

Notícias
23 de março de 2016

Atropelamento de fauna passa a ser pauta urgente

Um projeto de lei que pretende reduzir as mortes de animais em estradas vai direto para o plenário e pode ser aprovado já na semana que vem.

Reportagens
14 de maio de 2015

Projeto de lei quer reduzir atropelamento de animais

Estima-se que 475 milhões de animais vertebrados morram por ano nas estradas brasileiras. Nova legislação quer reduzir o problema.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.