Projeto de lei proíbe uso de cães na caça a javalis

Daniele Bragança
domingo, 31 março 2019 18:31
Projeto proíbe uso de cachorro em caça. Foto: Pixabay.

Se depender do deputado Ricardo Izar (PP-SP), a caça de Javali poderá continuar sendo feita, mas não com o auxílio de cães de caça. O parlamentar é autor do Projeto de Lei 9980/18 que torna crime o uso de animais na caça. A proposta acaba de ser aprovada na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados.

O texto acrescenta dispositivos na Lei de Proteção à Fauna (5.197/67) e na Lei dos Crimes Ambientais (9.605/98) para proibir o uso de animais na caça. Segundo Nilto Tatto (PT-SP), relator do projeto na comissão, os cães de caça são submetidos a maus tratos.

“A fiscalização do Ibama resulta em repetidos flagrantes de maus-tratos, com apreensão de cães em situação de sofrimento, cansaço e fome”, disse Tatto. Segundo a Agência Câmara Notícias, os animais são transportados em gaiolas pequenas e comumente apresentando perfurações resultantes do confronto com os animais caçados.

O projeto de lei segue para a Comissão de Constituição e Justiça para depois ir para o Plenário.

Javali

O Javali é exótico e se espalhou pelo Brasil. Foto: Ministério do Meio Ambiente.

A única espécie animal cuja caça é permitida por lei hoje no Brasil é a do javali-europeu (Sus scrofa). Em 2013, o Ibama publicou norma permitindo a captura e abate do animal exótico. O animal é originário da Europa, tem cerca de 1,3 metro e 80 kg. Além de grande, também é agressivo. Foi essa característica de bicho arredio que o fez se espalhar dos países onde foi introduzido e entrar na lista de Fauna Exótica Invasora.

 

Leia Também 

Porque não podemos proibir a caça do javali no Brasil

Autorizada a caça de javali-europeu em território brasileiro

Fantástico erra feio ao demonizar caça ao javali

 

 

10 comentários em “Projeto de lei proíbe uso de cães na caça a javalis”

  1. Sem cachorros a caça do javali (javaporco) fica ainda mais difícil e arriscada. O javali agradece. A natureza e a agricultura pagam a conta

    Responder
  2. Hoje temos tecnologia suficiente para executar ações contra os javaporco.
    A matança/caça de javali com cães, geralmente é uma farra (circo) de gritaria e facadas para todo lado.

    Alguns excelentes exemplos temos no estado de Santa Catarina.

    Responder
    • cães são usados a muito tempo como arma de caça e nunca inventaram arma melhor, precisa haver fiscalização pra conferir o bem estar dos cães mas a caça com eles não deve ser proibida, ja que eles sao uma grande ferramenta de caça

      Responder
  3. Não tem perigo de melhorar. Estamos sempre na vanguarda do atraso.

    A palhaçada deste deputado demostra bem sua ignorância da caça em todo o mundo, especialmente nos países de primeiro mundo.

    Triste…

    Responder
  4. Deixem de preguiça menta e vão ler .
    Conheço caçadores, conheço produtores, conheço armas, conheço varios tipos de armadilhas, conheço a policia ambiental, enfim.

    Boa vontade srs, boa vontade.
    Até.

    Responder
  5. Muito interessante tua colocação , os caçadores não tem patrocínio de ninguém, vão por amor ao esporte, seja mais específico , conhecer o assunto não lhe coloca numa posição melhor, se quer ajudar fale claramente ok

    Responder
  6. Esses deputado q q po essa lei aí ele não sabe oq e um javali numa roça de milho só aq de Jataí no Goiás lá na fazenda q eu casso o produtor lá teve hum prejuízo de mais de 700 mil reais por causa dessa praga e tem outra coisa a gente q tem cachorro de caça igual eu mesmo tem hora q deixo de compra coisa aq pra casa pra compra pro meus cachorro entao esse deputado tinha q conheço um canil pra ele pô essas regra aí aq em casa mesmo o final de semana q nao vo caça da até dó dos cachorro pq eles fica num choro com vontade de I no mato caça mais e Assim mesmo mais nois como caçado não vamos decistis pq agente não tem ajuda nem uma pra nois cria nossos cachorro nois fais o bem para os produtores e pó meio ambiente pq só nois q anda nessas nascente nois sabe o estrago q essa. Praga do Javali fais mais vamo luta pelo nosso dereito de caçado

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.