Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Plásticos de uso único serão banidos da União Europeia até 2021

Sabrina Rodrigues
quinta-feira, 28 março 2019 19:32
O primeiro passo do Parlamento Europeu para conter o lixo marinho foi o banimento de itens de plástico de uso único como garfos e facas. Foto: Pixabay.

Canudinhos, cotonetes, garfos e facas de plásticos serão banidos dos estados membros da União Europeia (UE) em até dois anos. Foi o que decidiu o Parlamento Europeu na quarta-feira (27), quando votou pela proibição de itens de plástico de uso único. Por 560 votos a favor e apenas 35 para deixar tudo como está, o banimento começa a valer em 2021.  

O próximo passo é saber como implementar medidas para reduzir o uso de recipientes de comida e tampas de plástico para bebidas quentes. Até 2025, as garrafas de plástico devem ser feitas com 25% de conteúdo reciclado e, em 2029, 90% delas devem passar pelo processo de reaproveitamento.

“Hoje, demos um passo importante para reduzir a poluição de plástico e lixo nos nossos oceanos e mares. A Europa está estabelecendo padrões novos e ambiciosos, abrindo caminho para o resto do mundo”, disse o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, que encabeçou o plano.

 

Leia Também

Vídeo: Como resolver o problema do lixo no mar? por Alexander Turra

União Europeia propõe proibição de alguns artigos de plástico

Baleia é encontrada morta com 6 quilos de plásticos no estômago

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.