Salada Verde

PF deflagra operação contra crime ambiental em parque na Bahia

Operação Desmonte cumpriu seis mandados de busca e apreensão para combater a extração ilegal de madeira e de outros produtos florestais do Parque Nacional do Monte Pascoal

Daniele Bragança ·
16 de maio de 2017 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Na manhã desta terça-feira, a Polícia Federal deflagrou a Operação Desmonte para combater crimes ambientais no Parque Nacional do Monte Pascoal, em Porto Seguro/BA. O objetivo da operação é combater a prática de extração ilegal de madeira e o comércio clandestino de artefatos produzidos com produtos e subprodutos florestais extraídos de dentro da área protegida.

Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em fábricas, serrarias e depósitos suspeitos de beneficiar, armazenar e revender produtos manufaturados (gamelas, pilões, farinheiras, tábuas de cozinha, colheres, descansos de mesa, etc.) com madeiras retiradas do interior da unidade.

Segundo a PF, a fiscalização do Instituto Chico Mendes (ICMBio), autarquia responsável pela gestão do parque, coletaram as primeiras informações sobre a ocorrência do delito. Policiais ampliaram as investigações realizando diligência fora da unidade.

A operação contou com o apoio da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica (CAEMA), ICMBio, IBAMA, Polícia Rodoviária Federal (9ª Delegacia em Eunápolis), Gerência Regional do Trabalho em Eunápolis e do 6º Grupamento de Corpo de Bombeiros de Porto Seguro.

Ainda segundo a Polícia Federal, os envolvidos poderão responder pelos crimes de receptação, dano à unidade de conservação e por adquirir, para fins comerciais, madeira e outros produtos de origem vegetal sem licença válida outorgada pela autoridade competente.

O  Parque Nacional do Monte Pascoal foi criado em 1961 para proteger a primeira visão que os tripulantes da frota de Pedro Álvares Cabral tiveram da Mata Atlântica.

*Comunicação Social Polícia Federal na Bahia.

 

Leia Também  

Nem para os índios, nem para o Parque

Cerco ao Parque

 

  

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
15 de janeiro de 2007

Cerco ao Parque

Funai e Ibama finalizam acordo para estabelecer índios dentro de mais um Parque Nacional. O escolhido é o do Monte Pascoal, no Sul da Bahia, há muito cobiçado pelos pataxós.

Colunas
4 de novembro de 2005

Nem para os índios, nem para o Parque

O Parque Nacional de Monte Pascoal, na Bahia, já era. Os índios ficaram com tudo, destruíram a natureza e já não têm nem sua cultura original para defender.

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Zé Pereira diz:

    Além de detonarem a área por anos e anos com total aval dos gestores locais e da sede, estão invadindo reiteradamente o PN do Descobrimento e detonando o que ainda existe naquela região. A conversão de pessoas da região em indígenas é quase milagrosa, sem falar nos laudos fraudulentos emitidos por Antropólogos com base única e exclusivamente em ideologias pré-concebidas.
    E a gestão de conflitos do ICMBio é tão ideológica quanto os laudos antropológicos fraudulentos. Gerir conflito na instituição é entregar tudo aos reivindicantes em detrimento da conservação. O errado é sempre a Instituição. Lastimável. Espero viver o suficiente para ver o dia em que alguém tenha a coragem de extinguir esta aberração com nome de ONG e crie realmente um órgão que mereça e reconheça o patrimônio fantástico que este país ainda possui.


  2. AAI diz:

    Ué, ainda existe o PARNA Monte Pascoal, ainda tem o que tirar de lá? Os índios não conseguiram acabar com tudo ainda, com a conivência do ICMBio????