Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

ONU publica cartilha que explica às crianças direitos a um meio ambiente seguro

Sabrina Rodrigues
quinta-feira, 19 dezembro 2019 9:20
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente, as crianças representam 30% da população mundial e compõem o grupo mais vulnerável aos danos ambientais. Foto: Pixabay.

O que são os direitos das crianças? Quais direitos das crianças estão sendo afetados? O que elas podem fazer? As respostas para essas e outras perguntas podem ser encontradas na cartilha Direitos da Criança e Meio Ambiente, lançada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que explica, de forma didática, o direito a um meio ambiente seguro, saudável e sustentável.

A cartilha é uma versão adaptada para crianças do relatório do Relator Especial sobre Direitos da Criança e o Meio Ambiente. O material foi desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O livreto é resultado também de uma preocupação das Nações Unidas sobre a exposição dos pequenos face a poluentes e outras substâncias tóxicas. As crianças compõem a parcela da população mais vulnerável aos danos ambientais. A exposição infantil a essas ameaças promove deficiências, doenças e mortalidade prematura.

O documento foi lançado no dia 20 de novembro, data em que foi adotada pela Assembleia Geral da ONU, a Convenção sobre os Direitos da Criança, tratado ratificado pelo Brasil em 1990, que permite às crianças buscarem por justiça em caso de possíveis violações dos seus direitos.

 

Saiba Mais

Cartilha Direitos da Criança e Meio Ambiente

Leia Também

Brasil está entre os 5 países denunciados por não proteger crianças da crise climática

90% das crianças do mundo estão respirando ar poluído, afirma OMS

Vídeo: Qual o desafio de aproximar as crianças da natureza? Por Maria Isabel Amando de Barros

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.