Download PDF

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a ONU Meio Ambiente e o Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica lançaram a plataforma online, gratuita e interativa que combina mapas geoespaciais com informações sobre conservação ambiental. Foto: Márcio Cabral de Moura/Flickr.

A falta de acesso a informações geoespaciais sobre o meio ambiente por causa da ausência de dados ou de capacidade técnica era o problema de muitos países. Já não é mais. O Laboratório de Biodiversidade da ONU (UN Biodiversity Lab) veio suprir essa lacuna. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a ONU Meio Ambiente e o Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica lançaram a plataforma online, gratuita e interativa que combina mapas geoespaciais com informações sobre conservação ambiental.

Com campos de pesquisa como biodiversidade, clima e carbono, serviços de ecossistemas, impacto humano, áreas protegidas, o Laboratório ajudará as nações signatárias da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica (CDB) no relato de avanços e problemas relativos à preservação de seu patrimônio natural vivo, cruzando dados da NASA, de agências das Nações Unidas e institutos de pesquisa auxiliando o pesquisador a monitorar e conhecer ainda mais o estado de preservação dos ecossistemas e da vida silvestre.

Futuramente, o Laboratório de Biodiversidade da ONU poderá oferecer acesso a dados sobre desenvolvimento sustentável e incorporar monitoramento automatizado, utilizando inteligência artificial para apoiar o planejamento voltado para a saúde humana e planetária.

O Portal já está em atividade e recebeu recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e também tem o suporte da plataforma de mapeamento e monitoramento MapX.

*Com informações da Assessoria de Comunicação das Nações Unidas no Brasil.