Salada Verde

ONU lança plataforma para monitorar biodiversidade

O Laboratório de Biodiversidade é uma ferramenta online, interativa e gratuita que combina mapas geoespaciais e informações sobre conservação ambiental

Sabrina Rodrigues ·
8 de agosto de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a ONU Meio Ambiente e o Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica lançaram a plataforma online, gratuita e interativa que combina mapas geoespaciais com informações sobre conservação ambiental. Foto: Márcio Cabral de Moura/Flickr.

 

A falta de acesso a informações geoespaciais sobre o meio ambiente por causa da ausência de dados ou de capacidade técnica era o problema de muitos países. Já não é mais. O Laboratório de Biodiversidade da ONU (UN Biodiversity Lab) veio suprir essa lacuna. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a ONU Meio Ambiente e o Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica lançaram a plataforma online, gratuita e interativa que combina mapas geoespaciais com informações sobre conservação ambiental.

Com campos de pesquisa como biodiversidade, clima e carbono, serviços de ecossistemas, impacto humano, áreas protegidas, o Laboratório ajudará as nações signatárias da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica (CDB) no relato de avanços e problemas relativos à preservação de seu patrimônio natural vivo, cruzando dados da NASA, de agências das Nações Unidas e institutos de pesquisa auxiliando o pesquisador a monitorar e conhecer ainda mais o estado de preservação dos ecossistemas e da vida silvestre.

Futuramente, o Laboratório de Biodiversidade da ONU poderá oferecer acesso a dados sobre desenvolvimento sustentável e incorporar monitoramento automatizado, utilizando inteligência artificial para apoiar o planejamento voltado para a saúde humana e planetária.

O Portal já está em atividade e recebeu recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e também tem o suporte da plataforma de mapeamento e monitoramento MapX.

*Com informações da Assessoria de Comunicação das Nações Unidas no Brasil.

 

Leia Também

ONU lança site sobre desperdício de alimentos em português

Brasil cria plataforma online para mapear sua biodiversidade

O que é Biodiversidade

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Dicionário Ambiental
7 de agosto de 2014

O que é Biodiversidade

Estudos estimam que 8,7 milhões de diferentes espécies vivas habitam o planeta. A biodiversidade abrange toda esta variedade de flora, fauna e micro-organismos.

Notícias
26 de março de 2013

Brasil cria plataforma online para mapear sua biodiversidade

Com a maior diversidade biológica do planeta, Brasil quer reunir todos os dados de espécies e ecossistemas em banco de dados milionário.

Salada Verde
14 de janeiro de 2014

ONU lança site sobre desperdício de alimentos em português

Site da campanha Pensar.Comer.Conservar – Diga Não ao Desperdício, foi traduzida para o português, que não idioma oficial da ONU.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.