Salada Verde

Obama proíbe novas explorações de petróleo e gás

Presidente dos Estados Unidos usa lei da década de 1950 para limitar áreas de cessão mineral e perfurações em águas federais

Sabrina Rodrigues ·
21 de dezembro de 2016 · 9 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, proibiu novas perfurações de poços de petróleo e gás. Foto: Steve Jurvetson/Flickr.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, proibiu novas perfurações de poços de petróleo e gás. Foto: Steve Jurvetson/Flickr.

Na terça-feira (20), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, proibiu novas perfurações de poços de petróleo e gás em águas federais nos oceanos Atlântico e Ártico. Para isso, Obama utilizou uma lei da década de 1950, a “Outer Continental Shelf Act”, que permite aos presidentes limitarem áreas de cessão mineral e perfuração. Para os ambientalistas, a decisão é de suma importância, pois a lei não é fácil de ser derrubada e caso o presidente eleito Donald Trump queira reverter a ação, terá que recorrer aos tribunais. A proibição engloba águas nacionais perto do Alasca, no mar Chukchi e a maior parte do mar Beaufort, e no Atlântico, desde a Nova Inglaterra até a Baía de Chesapeake.

Fonte: Folha de S. Paulo

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
11 de dezembro de 2025

STF encerra sustentações e adia decisão sobre ações que contestam o Marco Temporal

Após dois dias de manifestações de partes e terceiros interessados, o julgamento foi suspenso. Data para retorno ainda não foi definida

Salada Verde
11 de dezembro de 2025

Site da Agência ambiental dos EUA minimiza relação entre ação humana e mudanças climáticas

EPA disse que a agência não está mais focada em proteger "agendas políticas de esquerda" e que “não aceita mais ordens do culto climático"

Notícias
11 de dezembro de 2025

Uma nova e rara espécie de bromélia que pode estar condenada pela mineração

Recém-descoberta, a minúscula planta é encontrada apenas na Serra do Pires, em Congonhas, Minas Gerais, e pode desaparecer junto com apetite da exploração mineral

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.