Novo podcast debate temas ambientais e conexão da sociedade com a natureza

O programa ‘Reconecta’ estreia amanhã com entrevista com a liderança indígena Aílton Krenak. Podcast trará conversas com pesquisadores, ONGs e jornalistas

11 de junho de 2020 · 4 anos atrás
Podcast Reconecta estreia amanhã em diversas plataformas. Foto: Daniel Friesenecker/Pixabay

Nesta sexta-feira (12) será lançado o podcast Reconecta que tem como objetivo alimentar o debate sobre temas ambientais com conversas com pesquisadores, lideranças, representantes de ONGs que atuam na área socioambiental, e jornalistas especializados em ciência e meio ambiente. O programa é apresentado pelo jornalista e fotógrafo Rafael Duarte e terá 10 episódios. No primeiro episódio a conversa é com a liderança indígena Aílton Krenak e discutirá a conexão da sociedade com a natureza.

Nos próximos episódios, o podcast trará o climatologista Carlos Nobre, para discutir as mudanças climáticas e a Amazônia; o representante do Instituto Socioambiental, Adriana Ramos, e da Conservação Internacional-Brasil, Maurício Bianco, para falar da importância da sociedade civil organizada na luta pelas bandeiras socioambientais; os jornalistas especializados em ciência e natureza, Bernardo Esteves, da Piauí, e Paulina Chamorro, da National Geographic, num papo sobre o papel do jornalismo na divulgação científica e conscientização da população; e os biólogos Carlos Frederico e Helena Bergallo, da UERJ, para comentar a relação entre biodiversidade e saúde.

O objetivo do podcast é ser um espaço de reflexão sobre o futuro do planeta. De acordo com o criador e apresentador do Reconecta, Rafael Duarte, explica que sua motivação com o podcast foi ter uma plataforma para aprofundar debates socioambientais e provocar as pessoas, principalmente nas cidades, a repensarem sua conexão com o meio natural, especialmente neste momento de quarentena. “Quero provocar as pessoas a entenderem que falar sobre meio ambiente não é só falar de bichos e plantas, é falar de política, de economia e até de saúde. E o formato podcast permite fazer jornalismo ambiental de forma mais leve, pessoal, como numa conversa”, explica Rafael. “Eu trabalho com esses temas socioambientais há uns 10 anos, normalmente com vídeo e fotografia, e o Reconecta é uma oportunidade de me aprofundar nesses temas”, acrescenta.

Os primeiros dois episódios vão ao ar amanhã, no Deezer, Spotify, Apple Podcasts, Google Podcast e demais agregadores. Os próximos episódios serão lançados quinzenalmente, sempre às sextas-feiras.