Salada Verde

No penúltimo dia de mandato, Raquel Dodge contesta decreto que alterou o Conama

Em ação, Procuradora-geral da República argumenta que medida impôs “lesão ao preceito fundamental da proteção ao meio ambiente equilibrado”

Sabrina Rodrigues ·
17 de setembro de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
No seu penúltimo dia de mandato, Raquel Dodge ingressa no STf contra decretos que reduziram membros do Conama. Foto: MPF.

Na segunda-feira (16), no seu penúltimo dia de mandato, a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF), uma arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF 622) contra o Decreto 9.806/2019, que alterou a composição do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), colegiado responsável por criar instruções normativas e regras que vão do padrão da qualidade do ar adotado no país às regras de licenciamento. 

No decreto publicado no dia 29 de maio, o Conama passou de 96 conselheiros para 23 membros. Os novos membros, que tomaram posse nesta terça-feira, foram escolhidos por sorteio. 

Na ocasião, o Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam) encaminhou representação à Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, com críticas em relação ao decreto, que, para a ONG, seria inconstitucional.

Na arguição contra o decreto, Raquel Dodge argumenta que há o desequilíbrio entre representantes de interesses exclusivamente ambientais e aqueles que representam outros múltiplos interesses, “prejudica a função do CONAMA de elaboração de políticas de proteção ao meio ambiente pela coletividade, impondo lesão ao preceito fundamental da proteção ao meio ambiente equilibrado”, afirma Dodge na arguição.

O Conama é o órgão responsável por estabelecer as regras da política nacional de meio ambiente. É o maior conselho ambiental do país. 

Caberá ao relator dizer se acata ou não a ação da PGR. Como se trata de uma ação de controle de constitucionalidade, o processo necessariamente deverá ser apreciado pelo plenário e, para valer, precisará do voto favorável de pelo menos seis ministros.

 

Leia Também

Governo cumpre plano e esvazia Conama

Conama define novos conselheiros por sorteio

Alterar composição do Conama está nos planos do governo desde o ano passado

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
28 de março de 2019

Alterar composição do Conama está nos planos do governo desde o ano passado

Os documentos citam ainda da necessidade de "desautorizar" observatórios sobre mudanças climáticas e sugerem a fusão do Ibama e ICMBio

Notícias
17 de julho de 2019

Conama define novos conselheiros por sorteio

Ambientalistas criticam a ação, a qual apelidaram de “bingo”, e pretendem questionar judicialmente o decreto que define novas regras para escolha dos conselheiros

Reportagens
29 de maio de 2019

Governo cumpre plano e esvazia Conama

Colegiado passa a ter 23 membros. Todos os setores representados no colegiado foram modificados. Só ministérios ligados ao desenvolvimento e economia mantiveram cadeira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 4

  1. Ainda bem que ja faz um tempo que não vejo essa mulher !


  2. Vai tarde essa Raquel Dodge. Como PGR fez exatamente nada!


    1. Carlos Magalhães diz:

      Fez muito, infelizmente.

      Arquivou tudo do Renan Calheiros, proporcionando-lhe já uma ou duas prescrições.

      Ativista de esquerda, um horror.

      Vai tarde.


  3. Glau D. diz:

    Para onde foi Raquel após entregar ao cargo? Com essas "denúncias" ela espera continuar, a partir da altura de seu cargo atual, dar continuidade ao seu projeto de fiscalizar e procurar? Grato!