No Dia da Biodiversidade, vídeos mostram espécies ameaçadas
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

No Dia da Biodiversidade, vídeos mostram espécies ameaçadas

Sabrina Rodrigues
quarta-feira, 22 maio 2019 13:37
No Dia Internacional da Biodiversidade, 14 projetos mostram os seus trabalhos nas redes sociais. Foto: Mero/Robin Loose.

Em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado nesta quarta-feira (22), 14 projetos socioambientais que atuam em prol da conservação de espécies marinhas apresentaram seus programas de conservação através de vídeos exibidos em suas redes sociais. Cada programa de conservação lançou um convite para outro falar sobre as espécies com as quais trabalha, abordando curiosidades e status de conservação.

Com a hashtag #JuntospelaBiodiversidade, os projetos de conservação marinha Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Ilhas do Rio, Mantas do Brasil, Meros do Brasil, Toninhas, Pinípedes do Sul, Ponta de Pirangi, Rebimar, Tamar, Uçá e Viva o Peixe-Boi Marinho mostraram como atuam e quais as espécies que ajudam a preservar.

Atividades

O dia foi repleto de atividades. O Projeto Coral Vivo, por exemplo, publicou o resultado do Concurso Cultural da Biodiversidade Pra Pequenos, que tem a participação de crianças de aproximadamente 6 anos, da Bahia e do Espírito Santo, que residem no entorno de seis projetos socioambientais: Apães Delicatessen, Baleia Jubarte, CO² Manguezal, Coral Vivo, Tamar e Uruçu Capixaba. Os pequeninos foram estimulados a desenhar a sua experiência com programas de conservação e contá-las em vídeo.

O ganhador na classificação geral irá ganhar um passeio com direito a um acompanhantes  para avistar baleias, com todas as despesas pagas. Os cinco mais votados irão receber kit com brindes promocionais. O Coral Vivo desenvolveu a ação na Associação Filhos do Céu, em Arraial d’Ajuda (BA). O vídeo será repercutido nas redes sociais do projeto com a hashtag #BiodiversidadePraPequenos.

Águas da Guanabara

Ficará em cartaz até o dia 14 de junho, das 8h às 18h de segunda a sexta, e entre 8h e 17h aos sábados, domingos e feriados, a exposição fotográfica no Parque das Águas, em Niterói (RJ). Na exposição, os projetos Coral Vivo, Ilhas do Rio, Meros e Uçá, que também integram a Redágua – Rede de Conservação Águas da Guanabara, apresentarão espécies e paisagens que fazem parte de suas pesquisas e ações educativas voltadas para a recuperação e preservação da Baía de Guanabara e entorno. Os interessados em contemplar as obras poderão ir até a Rua Professor Valdemir Alves Machado S/N, no Centro de Niteroi, Rio de Janeiro.

O Projeto Coral Vivo integra a Rede Biomar, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Tamar, patrocinados pela Petrobras. O Coral Vivo trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e sustentabilidade socioambiental dos ambientes coralíneos do Brasil. É realizado por 14 universidades e institutos de pesquisa e é o coordenador executivo do PAN Corais, que engloba 18 áreas do Maranhão a Santa Catarina e 52 espécies de peixes e invertebrados marinhos ameaçados de extinção.

Veja os vídeos dos projetos:

Projeto Toninhas

Links para os demais vídeos dos projetos:

Projeto Albatroz

Projeto Baleia Jubarte

Coral Vivo

Golfinho Rotador

Ilhas do Rio

Mantas do Brasil

Meros Do Brasil

Pinípedes do Sul

Ponta de Pirangi

Rebimar

Projeto Tamar

Projeto Uçá

Viva o Peixe-Boi-Marinho

 

Leia Também

Ministério do Meio Ambiente promove série especial sobre biodiversidade

O que é Biodiversidade

Concurso Coral Vivo de fotografia subaquática reúne os melhores na Bahia

 

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.