Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Mourão descobre que dados de queimadas são públicos e gerados automaticamente

Salada Verde
quinta-feira, 17 setembro 2020 17:17

Após reclamar de números de queimadas na Amazônia e acusar o INPE de ter um funcionário “inimigo do governo” que apenas repercutia dados negativos, o vice-presidente Hamilton Mourão se reuniu com o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Darcton Policarpo Damião, no Palácio do Planalto e descobriu que não precisa esperar a Inteligência entregar um relatório atrasado – os dados do Programa de Queimadas nasceram de domínio público. 

“É o seguinte: eu também desconhecia isso [os dados estão em fonte aberta]. Isso aí faz parte da transparência. Então, qualquer um de vocês que for no site lá do INPE vai pegar o dado que está lá”, disse Mourão, que também é presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, atualmente responsável por comandar a fiscalização e o combate à queimadas e desmatamento na região.

Após a reunião com o diretor interino do INPE, Mourão disse que precisa de mais detalhes sobre onde acontecem as queimadas. “Não adianta o cara me dizer ‘ah, tem 50 mil focos de fogo’, eu preciso saber quantos que já estão em área desmatada, quantos já estão em área de conservação e terra indígena, que isso é um problema meu e eu preciso resolver. Por quê isso melhora nossa capacidade de conseguir combater as ilegalidades”, disse. 

Na página oficial do programa de Queimadas há todas as informações sobre como acontece a coleta de informações sobre os focos de incêndio, que é feito por satélites e atualizados de meia em meia hora após controle automático de qualidade, todos os dias. Os dados são apresentados, por meio de imagens (feitas por satélite) e gráficos com a localização dos focos de calor. Além disso, também é possível saber e comparar dados de queimadas dos países da América do Sul, estados do Brasil, biomas e municípios brasileiros. A pesquisa pode ser feita no tanto no site ou recebidos por e-mail, desde que o usuário se cadastre. (*Wanessa Alves, da Agência Regra dos Terços, especial para ((o))eco.)

 

Leia Também 

Após dizer que INPE estava divulgando dados negativos, Mourão se reúne com diretor do Instituto

 

2 comentários em “Mourão descobre que dados de queimadas são públicos e gerados automaticamente”

  1. É preciso agir rápido, é MUITO GRAVE e um imenso incendio. São nossas florestas nossos animais nossos indios essas são a nossa cultura. Não fique inerte diante dessa tragédia. Mande o exército acabar com os incendios. Seja um gaucho de honra General Mourão.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.